Connect with us

GERAL

INSS convoca segurados para perícia; quem não for perde benefício

Publicado

em

Milhares de segurados estão sendo convocados para a reavaliação dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez em todo o país. A lista dos convocados foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (1), da página 96 a 235 (seção 3). Clique aqui para ver a lista.

Na relação consta o nome do segurado e o número do benefício previdenciário. Segundo a publicação, os beneficiários têm o prazo de 5 dias contados a partir de hoje para entrar em contato com o órgão através do númeroi 135 e ser informado da data de agendamento da perícia.

Estão sendo chamados agora as pessoas que não foram encontradas ou que registram endereço incompleto e tiveram a correspondência devolvida pelos Correios. Ainda de acordo com o Diário Oficial, na data agendada para a reavaliação do benefício, devem ser apresentada toda a documentação médica, como atestados, laudos, receitas e exames.

A publicação deixa claro que, no caso de não comparecimento, o benefício será suspenso.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, 20,3 mil benefícios já foram cancelados devido ao não comparecimento dos segurados. Até o momento, foram enviadas 435 mil cartas de convocação.

Publicidade

Ao todo, serão convocados 1,5 milhão de pessoas que há mais de dois anos estão sem perícia. Dessas, 530 mil recebem o auxílio-doença e mais de 1 milhão são aposentados por invalidez com menos de 60 anos.

Pente fino
Neste mês o governo começa uma nova fase da Operação Pente Fino, que visa reavaliar os benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por incapacidade. Até agora, 200 mil benefícios passaram pela perícia e 180 mil foram cancelados – ou seja, 8 a cada 10.

Veja os números em detalhe:
199.981 perícias realizadas
159.964 benefícios cancelados
31.863 benefícios convertidos em aposentadoria por invalidez
1.058 benefícios convertidos em aposentadoria por invalidez com acréscimo de 25%
1.802 benefícios convertidos em auxílio-acidente
5.294 segurados encaminhados para reabilitação profissional

Ao todo, o governo pretende reavaliar 530 mil benefícios por auxílio-doença que há mais de dois anos não passavam por avaliação médica. A próxima etapa da operação será chamar os aposentados por invalidez. Serão convocados 1.004.886 aposentados por invalidez, começando pelos mais jovens. Os que têm mais de 60 anos ficam de fora.

Fonte: cidade verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS