Connect with us

GERAL

IPVA, seguro e multas podem ser parcelados em até 12 vezes no PI: saiba como proceder

Publicado

em

No Piauí, desde o dia 8 de janeiro de 2019, a população pode pagar boa parte dos encargos referentes ao licenciamento de seus veículos parceladamente no crédito. A facilidade no pagamento surgiu, segundo informou ao OitoMeia o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Arão Lobão, para melhorar a qualidade da frota que circula e regularizá-la. A medida segue uma norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que possibilitou que os Detrans por todo o Brasil fizessem o credenciamento de empresas representantes de empresas financeiras de cartão de crédito.

Entre as taxas que podem ser parceladas em até 12 vezes estão o IPVA, o seguro obrigatório, o DPVAT, e multas dos mais diversos órgãos autuadores. “Com isso, esperamos realmente alcançar um melhor índice de regularização da nossa frota de veículos do estado do Piauí”, destacou Arão Lobão em entrevista ao OitoMeia. Por enquanto, as bandeiras dos cartões de créditos que têm sido aceitas são Master, Visa e Elo em um ou mais cartões de crédito desde que estejam com limite disponível.

Ainda de acordo com Arão Lobão, as empresas credenciadas já estão se organizando para ampliar essa facilidade no pagamento. Segundo o diretor geral, na segunda quinzena de janeiro, as principais cidades do Piauí já estarão atendendo e parcelando os encargos no cartão de crédito também. “E com isso acreditamos que teremos um impacto mais significativo. Entre as cidades que logo receberão o serviço estão Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus, por exemplo”, listou Lobão.

Apenas três postos em Teresina estão aceitando efetuar o parcelamento em cartão de crédito. São elas:

Postos de atendimento

Publicidade

Shopping Show AutoMall
DETRAN- PI
Endereço: AV. João XXIII, Nº 4651
Bairro: São Cristovão
CEP: 64049-010
Teresina- PI
Horário de funcionamento: 07:00 h as 19:00 h

Shopping Rio Poty
ESPAÇO CIDADANIA DETRAN- PI
Endereço: AV. Marechal Castelo Branco Nº 911
Bairro: Porequanto
CEP: 64003-087
Teresina- PI
Horário de funcionamento: 07:00 h as 19:00 h

SEDE DETRAN- PI
Endereço: AV. Industrial Gil Martins Nº 2000
Bairro: Redenção
CEP: 64003-087
Teresina- PI
Horário de funcionamento: 07:00 h as 13:00 h

AUMENTO DE MULTAS
Quanto às críticas de que as multas têm aumentando significativamente, o diretor geral do Detran-PI destacou a importância de se entender a atual configuração da legislação brasileira que tem vários órgãos fiscalizadores. “Temos o Dnit, a PRF, ambos federais, órgãos de trânsito dos municípios, no caso de Teresina a Strans. Temos o fotossensor também que é muito importante para a diminuição dos acidentes porque regulamenta a velocidade. A regra é não infringir as normas de trânsito que não haverá multas”, completou Arão ao afirmar que a população precisa se conscientizar que tem que seguir as regras de trânsito até pela segurança da trafegabilidade em que se encontra.

Apesar disso, Arão destacou ainda a nossa reportagem que o Piauí tem tido uma fiscalização permanente com foco especial no que diz respeito a ingestão de bebida alcoólica. “Isso buscando um trânsito mais seguro, com menos acidentes e com menos sequelas consequentemente de mortes no trânsito. E isso temos conseguido. Um relatório da Seguradora Líder, que faz o comparativo de 2018 a 2017 mostra que houve, no Piauí, uma redução no pagamento de indenização por morte em torno de 5% e de lesões permanentes em torno de 22%. Isso mostra que esse trabalho já está surtindo efeito”, concluiu o diretor do Detran-PI.

Publicidade

Fonte: Oito Meia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS