Connect with us

GERAL

JAICÓS | Educação realiza nova Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Jaicós, realizou no sábado, 11 de março, no Procampo, a Segunda formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O encontro teve como objetivo preparar os professores do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização) da rede municipal para esse assunto de grande relevância que é a alfabetização na idade certa. O município aderiu ao Programa em 2013 e esta é a segunda formação realizada em Jaicós.

A coordenadora local do PNAIC, Rosângela Vasconcelos, deu as boas-vindas e comentou a importância da formação: “Depois desse ano de trabalho, nossos professores estarão mais capacitados para transmitir conhecimento a seus alunos”, destacou.

Nery Feitosa e Francimar Bento (Potita), orientadoras do programa, abordaram questões como a ludicidade na sala de aula, a transição da criança, o ensino infantil para o nível fundamental, brincadeiras de infância e afetividade na sala de aula.

Essa capacitação faz parte do pacto assinado pelas três esferas pública federal, estadual e municipal, para garantir que todas as crianças, até os 8 anos de idade, já estejam alfabetizadas no final do terceiro ano do Ensino Fundamental.

Publicidade

O PNAIC tem quatro princípios centrais: o sistema de escrita alfabética; o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos; os conhecimentos oriundos das diferentes áreas; e a ludicidade e o cuidado com as crianças nos processos de ensino e de aprendizagem.

Ao aderirem ao pacto, todos os níveis do poder público se comprometem a: alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática; realizar avaliações anuais universais com quem conclui o terceiro ano.

Fonte: Portal Saiba Mais

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS