Connect with us

GERAL

JAICÓS | PSF IV promove evento para gestantes em alusão ao “Agosto Dourado”

Publicado

em

O mês de agosto ganhou uma nova cor, o dourado, em referência ao aleitamento materno,  alimento considerado padrão ouro para a promoção da saúde infantil. Em alusão a essa campanha, a Secretaria de Saúde de Jaicós, através do PSF IV (Programa Saúde da Família), da Unidade de Saúde,  Lourdinha Crisanto,  promoveu na manhã desta terça-feira, 13, uma palestra  para as gestantes.

A campanha  “Agosto Dourado”, este ano, tem como  tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro”.  No município de Jaicós, a  ação está sendo promovida em todos os PSFs, objetivando incentivar sobre aleitamento materno e  envolver, além das mães e dos bebês, os companheiros e outros familiares, durante o período da amamentação.
O evento aconteceu no auditório do  Centro de Atenção Psicossocial – Caps e contou a participação de gestantes e dos profissionais de saúde do PSF IV – médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem, além da participação efetiva dos agentes comunitários de saúde.
A palestra foi ministrada pela enfermeira, Fernanda Silva, que abordou sobre os principais questionamentos que surgem em relação a amamentação, e orientou  sobre os cuidados, melhores formas de realizar a amamentação, além de reforçar as estratégias de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.
Após a palestra,  foi servido um café da manhã,  e  em seguida, houve a entrega de lembrancinhas para as gestantes.
O Ministério da Saúde preconiza a amamentação por dois anos ou mais, sendo somente leite materno, nos primeiros seis meses. Defende ainda que dar outros leites para complementação, oferecer outros líquidos em mamadeiras, oferecer chupeta e fumar ou usar bebidas alcoólicas prejudicam a amamentação.
Veja fotos:
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS