Connect with us

GERAL

JAICÓS | Saúde promove capacitação voltada a Rede de Atenção psicossocial

Publicado

em

A prefeitura municipal de Jaicós, através da secretária Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira, 05, uma capacitação voltada para a Rede de Atenção psicossocial-RAPS para os profissionais do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Atenção Básica e o NASF do município.

 O objetivo é capacitar os diversos seguimentos sociais para atuarem na prevenção do uso de crack, álcool e outras drogas e comportamentos de risco, para a adequada identificação, abordagem e encaminhamento para a rede de atenção à saúde.

 A capacitação focou ainda a defesa e a promoção, a articulação e o fortalecimento das redes locais, respondendo às demandas existentes no cotidiano de trabalho.

A capacitação foi ministrada pela enfermeira, Gerlane Leal, que na ocasião debateu sobre a rede atenção psicossial, matriciamento, articulação, projeto terapêutico singular e o processo do trabalho. “A proposta do trabalho em rede é uma tendência, os temas abordados são bastante enriquecedores e ajudarão bastante no trabalho desenvolvido”, disse.DSC_4097

O evento que aconteceu no auditório da Secretária de Assistência Social, contou com representantes de seguimentos  de políticas sociais, que juntos buscavam o mesmo objetivo, melhorar  mais a  articulação da rede de atenção no  município de Jaicós.

DSC_4099

O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses,neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.

Publicidade

o RAPS é uma Política  Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária. A proposta é garantir a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS).

DSC_4076 DSC_4077 DSC_4080 DSC_4081 DSC_4083 DSC_4085  DSC_4088 DSC_4089 DSC_4090 DSC_4091 DSC_4095 DSC_4096 DSC_4103 DSC_4104 DSC_4106

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS