Connect with us

GERAL

JAICÓS | Vigilância sanitária realiza campanha de combate a leishmaniose

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós, através da Coordenação de Vigilância Sanitária e Epidemiológica iniciou a Campanha de Controle de Leishmaniose com a realização de Teste Rápido Qualitativo para a detecção de anticorpos para Leishmaniose Visceral Canina – LVC. Os Testes Rápidos estão sendo feitos em áreas onde existem cães com suspeita de calazar.

A campanha tem como objetivo a prevenção da doença que afeta cachorros, mas também pode infectar pessoas.

A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa grave transmitida pelo mosquito-palha ou birigui (Lutzomyia longipalpis) que, ao picar, introduz na circulação o protozoário Leishmania chagasi. A transmissão acontece apenas por meio da picada do mosquito fêmea infectado.

“Tivemos recentemente a realização do Projeto Cidade Limpa, Povo Saudável, onde a população contribuiu efetuando a limpeza de seus quintais e terrenos. Porém, essa limpeza deve ser mantida durante todo o ano para evitar não só o ciclo de evolução do mosquito causador da leishmaniose, mas também do aedes aegypt, o transmissor da dengue”, comentou Kaline Sousa, Coordenadora de Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município.

Kaline Sousa, Coordenadora de Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município

Publicidade

Fonte: ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS