Connect with us

GERAL

Jovens abrem mão das festas do fim de ano para focar em concursos no PI

Publicado

em

Faltando apenas um mês para o concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e com a divulgação do certame do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), muitos candidatos abdicaram das festas de fim de ano e viagens para estudar. Para quem sonha com uma vaga em órgão público, o momento agora é de se dedicar mais enquanto os concorrentes se divertem.

“O meu objetivo em primeiro lugar”. Pensando assim o jovem Leonardo Araújo, de 20 anos, chega a estudar oito horas por dia e revela que este fim de ano deixou de viajar com a namorada para focar nos dois concursos. Em apenas um ano como concurseiro, ele revela ter respondido quase três mil questões.

“Comecei a estudar no fim do ano passado após trabalhar no comércio e perceber que não teria o reconhecimento esperado. Então decidi investir minhas economias em preparatórios. Até o momento fiz três e pretendo fazer outros até passar no concurso. Além disso, estudo em casa reforçando o que aprendo nas aulas”, contou.

Leonardo Araújo chega a estudar oito horas por dia para concursos (Foto: Catarina Costa/G1 PI)Leonardo Araújo chega a estudar oito horas por dia
para concursos (Foto: Catarina Costa/G1 PI)

Com o preparatório em recesso, Leonardo preferiu não parar o estudo e assinou uma banca de questões para passar o fim de ano respondendo. Desta forma, o jovem pretende revisar as disciplinas e em um caderno chega a anotar as observações das respostas erradas.

“É o jeito para não errar outra vez a mesma questão. A Cespe será a banca nos dois concursos e eu ainda não me acostumei a forma como ela cobra português, por isso preciso estudar mais”, comentou.

Outro que vem focando nos estudos é o jovem Jordy Mesquita, de 21 anos. Ele promete fazer apenas uma pausa na virada do ano e depois reforçar o que aprendeu para o concurso do INSS.

Publicidade

“Vou parar algumas horas somente na hora da festa para confraternizar com a família, mas nos outros dias o foco é o concurso. Fiz um preparatório pra o INSS há seis meses e agora pretendo revisar o que aprendi para passar. Quero mudar de vida e só o estudo pode me oferecer isso”, comentou.

‘Momento de reflexão’
Ao contrário do pensamento de muitos concurseiros, o professor de preparatório Dylvan Castro garante que o fim de ano é um momento de reflexão e não de estudos. Ele define como uma parada estratégica para analisar o foco e a forma de aprendizado.

“Fim do ano o aluno precisa ter uma certa tranquilidade, reflexão e análise para poder recomeçar. Considero este momento diferente, onde se cria expectativas e projetos. O concurseiro precisa fazer esta auto análise, para saber o que se fez de errado. Claro que esta parada nos estudos deve ser um período curto para não comprometer o ritmo”, explicou.

Para aumentar as chances de passar em um concurso, o professor dá a dica de estudar antes mesmo do edital ser publicado e para fixar a matéria, nada melhor do que responder questões.

“Eu digo para os meus alunos que quem passa no concurso já vem estudando há um certo tempo. Quando o edital é publicado, as vagas estão preenchidas por aqueles que estão preparados. Quem já tem um certo ritmo, agora é só reforçar naquilo que ele tem maior fragilidade, acelerar na resolução de questões e conhecer a banca do concurso”, destacou Dylvan Castro.

Publicidade

 

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS