Connect with us

GERAL

Litoral é o destino preferido dos piauienses para passar o Réveillon

Publicado

em

Nesta semana o brasileiro terá o último feriado do ano para aguardar a chegada de 2016. Muitas são as possibilidades, mas grande parte das pessoas opta pelo litoral, que figura há décadas como um dos destinos preferidos do piauiense. Entretanto, as lembranças pós-festa todos os anos nem sempre são das ondas puladas e da alegria, mas de dores de cabeça por velhos problemas estruturais que vão de falta de água, energia e segurança, o que tem aterrorizado turistas. Para este ano, o governo garantiu melhoras.

Para receber os turistas, a Secretaria Estadual de Turismo promoveu um mutirão de limpeza nas principais praias, desratização de barracas, remoção de dunas, bem como a limpeza de vias. Além disso, tratores foram enviados para reforçar a retirada das dunas que invadem as pistas em Luís Correia e Parnaíba, da estrada que dá acesso ao Portinho e das BR’s que dão acesso a Praia Macapá e Praia Barra Grande.

Outro ponto de destaque foi a iluminação da Orla de Atalaia, que recebeu um reforço para amenizar os problemas com a falta de segurança, uma reclamação constante de moradores.

Segurança

E por falar em segurança, nos últimos dias as notícias não foram boas para turistas que visitaram o litoral. Assalto com reféns, arrastão em residência e pequenos roubos, problemas que afastam qualquer pessoa. Entretanto, o coronel Paulo de Tarso, comandante do policiamento do interior, da Polícia Militar do Piauí, garante que haverá reforço policial com 110 militares somente no litoral, além de helicóptero, equipes da Ronda Ostensivas de Natureza Especial, Cipetrans e Polícia Ambiental.

Publicidade

Além disso, uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal garante o aumento da fiscalização nas estradas, o que deve refletir diretamente na quantidade de acidentes, bem como a apreensão de drogas.

Água

A imensidão de água do mar não potável se contrasta com um problema recorrente no litoral, mas que segundo a Agespisa, companhia responsável pelo abastecimento em todo o Piauí, serão amenizados neste ano. Isso porque foi feito um reforço no funcionamento dos sistemas de água e esgoto com a montagem de dois grupos geradores de energia em Luís Correia, que vão garantir o funcionamento do sistema mesmo em caso de falta de energia elétrica.

Além disso, a Agespisa alega que foi feito o serviço de manutenção nas bombas de captação de água e de recalque de água tratada, responsáveis por levar a água captada em Parnaíba até os reservatórios de Parnaíba, Luís Correia e praias Peito de Moça e Coqueiro.

Apesar dos cuidados, a Agespisa montou um plantão especial para atendimento dos clientes e turistas. As solicitações e reclamações podem ser feitas através do telefone 0800 086 8888, que funciona durante 24 horas. A ligação é gratuita também de telefones celulares.

Publicidade

Energia

Quem esteve no litoral nos últimos dias já sentiu o desconforto causado pela falta de energia. No último domingo, o povoado de Barra Grande, um dos locais mais buscados principalmente por turistas internacionais no Piauí, passou pelo menos 12 horas sem energia elétrica, o que deu um ar ainda mais rústico à cidade, mas muita dor de cabeça e raiva aos comerciantes e visitantes.

Além disso, a qualidade no fornecimento de energia acaba afetando o fornecimento de água em algumas regiões que dependem de poços. A Eletrobrás, distribuidora responsável pelo Estado, alega que as últimas chuvas que caíram na região causaram os problemas, além do salitro em algumas instalações.

Para amenizar os problemas, a Eletrobras garantiu que vai reforçar as equipes para agirem com mais rapidez em casos de surpresas.

Programação

Publicidade

Enfim, não é só de cuidados e problemas que se faz um texto para alertar os turistas que vão curtir a praia. O litoral piauiense, além de ser ótimo para a prática de esportes relacionados ao vento, com uma das melhores correntes do país, oferece ainda vários locais para turismo ecológico, reservas marinhas e praias.

Em Parnaíba, a maior cidade do litoral, a festa de réveillon será na Pedra do Sal com animação das bandas Bruno Lira & banda Ipede, Tom de Alerta e Forró Relembrar.

Em Luís Correia, a festa ficará por conta da Banda Entre Amigos, Leo Cachorrão & Banda, Bruno Lira & e Banda Ipede e Tom de Alerta.

Já na cidade de Cajueiro da Praia, onde fica localizado o povoado de Barra Grande, a festa será com as bandas Dona Fulô, Noda de Caju e Leo Cachorrão e Banda.

É só escolher uma e se divertir.

Publicidade

 

 

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS