Connect with us

GERAL

Loja Maçônica parabeniza Padre Marcos pelos 52 anos de Emancipação Política

Publicado

em

“O atual município de Padre Marcos – PI teve sua origem na Fazenda Boa Esperança, de propriedade do Padre Marcos de Araújo Costa, e que a herdou do seu pai, o português Marcos Francisco de Araújo Costa.

Após concluir os estudos eclesiásticos em Coimbra, onde celebrou sua primeira missa em 15 de agosto de 1805. Padre Marcos fixou residência, definitivamente, por volta de 1820, na Fazenda Boa Esperança e continuou com a obra educacional do seu pai: A escola de instrução de jovens, onde nenhum estudante pagava pelos estudos. E que pela sua importância e seriedade, proviam estudantes de todo o Piauí e estados visinhos.

Os primeiros moradores de PADRE MARCOS: Marcos Francisco de Araújo Costa, o primeiro educador do Piauí; Bernardino de Sousa Martins, sobrinho do Visconde da Parnaíba; Anfrísio Rodrigues de Macêdo; Conrado Moura Leal; o Dr. José Gomes, juiz de Direito, que foi também seu principal comerciante, com grande estabelecimento de tecidos, secos e molhados; Dr. Marcos Antônio de Macêdo (filho adotivo do Padre Marcos de Araújo Costa e precursor da família Macêdo na região) – que foi advogado e governador do Piauí (1847-1848); João Arraisprimeiro industrial (beneficiamento de algodão).

Devido ao seu desenvolvimento, a localidade Boa Esperança, em 1914, foi elevada à categoria de povoamento. No mesmo ano, com a colaboração dos moradores, foi erguida nova capela, hoje, Igreja Matriz de Santo Antônio.

O rápido desenvolvimento do povoado Boa Esperança levou os seus líderes a pensarem em emancipação política, que estava ligado por força de Lei desde as suas origens ao Município de Jaicós.

Publicidade

A emancipação de Padre Marcos foi alcançada através da Lei Nº 2.556 de 2 de janeiro de 1964, sendo instalado oficialmente a 17 de janeiro do mesmo ano. Nesse dia foi empossado o seuprefeito, o comerciante ANÍSIO BENTO DE CARVALHO, que foi nomeado pelo governador do Estado na época, Petrônio Portela Nunes, de acordo com o Artigo 17 da Lei Nº 547, de 31 de janeiro de 1952, e ad-referendum da Assembléia Legislativa do Estado. O Sr. ANÍSIO BENTO DE CARVALHO governou os destinos do novo município por 01 ano“. (O Padre Marcos – Homero Castelo Branco – p. 55 a 57 – Edição 1988).

Ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS