Connect with us

GERAL

Lula conquista 27º título de doutor sem nunca frequentar universidade

Publicado

em

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi engraxate, ajudante de tintureiro, office boy e se formou torneiro mecânico pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Lula nunca frequentou uma faculdade como aluno e, mesmo assim, chegou ao Palácio do Planalto em 2002. Nesta quarta-feira (23), Lula recebeu seu 27º título de doutor da carreira. Foi na Universidade de Salamanca, na Espanha

Durante discurso na cerimônia na Espanha, Lula disse que “quem construiu o Brasil que hoje temos foi o povo”, e que ele foi apenas um “condutor”.
O ex-presidente disse estar “muito feliz já que o povo brasileiro não se contenta com o que tem hoje, mas deseja muito mais”. Como consequência desse desejo do povo, segundo Lula, os dirigentes têm que oferecer “muito mais, já que estamos ainda muito atrasados e devemos recuperar todo o tempo perdido”.
Antes do título desta quarta-feira, porém, Lula já colecionava outros 26 títulos de Doutor Honoris Causa — homenagem dada por universidades para uma personalidade, mesmo que ela não tenha um curso universitário.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, em janeiro de 2011, seu primeiro o título de Doutor Honoris Causa. A UFV (Universidade Federal de Viçosa), de Minas Gerais, conferiu a honraria, que, segundo a reitoria da instituição, é um reconhecimento ao ex-presidente por sua luta pelas causas sociais..
Em julho de 2011, três universidades pernambucanas outorgaram títulos de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
As homenagens foram feitas pela UPE (Universidade de Pernambuco), pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e pela UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco).
A Universidade de Coimbra, em Portugal, também concedeu título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente. Na ocasião, Lula destacou a criação de novas universidades durante o seu governo: “Orgulho-me de ter criado 14 novas universidades federais e 126 extensões universitárias, nas mais diversas regiões do País. Sem falar nas 214 escolas técnicas”.
Lula recebeu seu sexto título de Doutor Honoris Causa na Bahia. A honraria foi concedida pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) em setembro de 2011.
O ex-presidente ganhou seu sétimo título de Doutor Honoris Causa do Instituto de Estudos Políticos de Paris — conhecido como Sciences Po. O ex-presidente foi a 16ª personalidade — e a primeira latino-americana — que recebeu essa láurea desde a fundação da instituição, em 1871.
Em maio de 2012, Lula recebeu títulos de Doutor Honoris Causa das cinco universidades públicas fluminenses. São elas: UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFF (Universidade Federal Fluminense), UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).
Na ocasião, Lula posou para foto com Dilma e os cinco reitores das universidades públicas do Rio de Janeiro na época. Da esquerda para a direita: Roberto Salles (UFF), Luiz Pedro Sergio San Gil Jutuca (Unirio), Luiz Inácio Lula da Silva, presidente Dilma Rousseff, Ricardo Vieira Alves (UERJ), Ricardo Motta Miranda (UFRRJ) e Carlos Antônio Levi Conceição (UFRJ).
Lula recebeu ainda o título da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), em Redenção, no Ceará. Na foto, Lula está ao lado de Paulo Speller, reitor da Unilab.
Em maio deste ano, o ex-presidente foi homenageado com oito títulos de Doutor Honoris Causa, na Argentina. As universidades de Cuyo, San Juan, Córdoba, La Plata, Tres de Febrero, Lanús, San Martín e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais homenagearam o ex-presidente em uma cerimônia que aconteceu no Senado argentino.
Fonte: R7

Facebook

MAIS ACESSADAS