Connect with us

GERAL

Mais de 14% da verba da saúde do PI é gasta com acidentados de trânsito

Publicado

em

O secretário da Saúde, Francisco Costa, afirmou nesta sexta-feira (26), que mais de 14% de toda a verba da saúde do Piauí é gasta com vítimas de acidentes de trânsito. A afirmação foi dada durante o lançamento da campanha “Viva. Não Mate, Nem Morra”, que tem como objetivo promover a paz no trânsito.

Segundo o secretário, o Piauí tem um percentual crescente de investimentos da saúde no tratamento a acidentados no trânsito, que passou de 10,54% em 2010 para 14,51% em 2014, um crescimento de quase 50%.

“No Brasil, o Piauí é o estado que lidera o percentual de acidentes de trânsito com relação ao número populacional. Nos leitos, temos situações gravíssimas e quando têm a sorte de sair com vida, vão para o tratamento de reabilitação, com fisioterapia e muitas vezes não ficam mais aptos ao trabalho”, afirmou o secretário.

O gestor falou também que esses acidentados geram prejuízo econômico, já que os recursos gastos com tratamento poderiam ser alocados para outros serviços em saúde. “Reduziria muito o peso sobre o SUS (Sistema Único de Saúde), se melhorássemos nossa conduta no trânsito”, complementou o diretor-geral do Detran, Arão Lobão.

A campanha “Viva. Não Mate, Nem Morra” é promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e foi lançada na Unidade Escolar José Amável. A escola foi escolhida por ter sido beneficiada por uma parceria entre a Escola Piauiense de Trânsito, ligada ao Detran, quando 50 alunos puderam passar pela formação, teórica e prática, e tirarem a carteira de habilitação.

“Temos muitos alunos carentes que não têm condições de tirar habilitação. Essa parceria com o Estado foi fundamental para a vida deles. Hoje recebemos essa campanha que, certamente, terá a adesão dos nossos alunos e seus familiares”, disse a diretora Rosângela Veras.

Publicidade

Na segunda-feira (29), a I Blitz Educativa “VIVA. Não mate, nem morra” será realizada no cruzamento das avenidas Nossa Senhora de Fátima e Jóquei Clube. A atividade será das 7h às 9h e contará com o apoio da Companhia Independente de Trânsito (CIPTran). Durante a ação, os técnicos distribuirão material com dicas de segurança, orientando os condutores sobre o comportamento ideal no trânsito.

 

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS