Connect with us

GERAL

MASSAPÊ | Comissão Intersetorial discute plano de ações em busca do Selo Unicef

Publicado

em

Membros da Comissão Intersetorial Selo Unicef do município de Massapê do Piauí estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira, 28 de fevereiro. O objetivo, articular as ações integradas em prol da infância e adolescência com base no Plano Municipal de Ações.

O documento reúne um conjunto de ações e metas estratégicas a serem desenvolvidos pelo município em busca da melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes e, consequentemente, a obtenção do Selo Unicef, qualificação internacional conferida pela entidade em reconhecimento ao investimento em políticas públicas para essa população.

Segundo a articuladora do Selo em Massapê, Joelma Araújo, o Plano foi elaborado no I Fórum Comunitário do Selo Unicef (edição 2017-2020), realizado nos dias 28 e 29 de agosto de 2018, quando a sociedade pode colocar sugestões a serem incorporadas ao Guia Metodológico do Unicef.

O Plano de Ações contempla indicadores de impacto social, diagnóstico da situação atual do município e os resultados esperados até o ano de 2020, além de ações sistêmicas indicadas pelo Selo Unicef. O Plano prevê os principais desafios do município no tocante ao assunto, devendo ser implementado pela gestão municipal ao longo dos quatro anos do ciclo do Selo Unicef. “Estamos iniciando um novo ano, e aqui, planejando as execução das propostas do Plano de Ação, que deverão ser realizadas nos respectivos órgãos da administração ao longo de 2019, dentro dos prazos estabelecidos pelo Unicef.”, disse a articuladora.

Dentre as próximas ações a serem colocadas em prática, estão a criação do comitê municipal de articulação do sub-registro civil de nascimento; a realização de um levantamento junto as escolas municipais que atendam crianças menores de 5 anos sobre o IMC – Índice de Massa Corporal; e a realização de palestras sobre reeducação alimentar e a importância dos alimentos saudáveis.

Publicidade

No encontro, foram feitas algumas deliberações, como a visitação nas Secretarias. “Vamos a cada Secretaria aprofundar as discussões sobre as ações que competem a cada uma, ou que seja integrada, e ver o que já está sendo feito e o que ainda precisa ser implementado em prol da garantia dos direitos da crianças e adolescentes. Existem muitas propostas do Unicef que já estão sendo realizadas pelo município. O que a gente precisa é registrar e informar ao Unicef.”, explicou Joelma.

Selo Unicef
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS