Connect with us

GERAL

MASSAPÊ | Diretora e alunos participam de ‘Diálogos sobre Gestão Escolar’ em Teresina

Publicado

em

Mais de 600 pessoas, entre estudantes e profissionais da educação, participaram, nesta terça-feira (29), do primeiro dia do evento “Diálogos sobre Gestão Escolar”, realizado em Teresina pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco.

O intuito é promover o diálogo entre estudantes e gestores escolares para estimular a participação dos jovens na gestão de suas escolas, com foco na melhoria da aprendizagem.

Do município de Massapê do Piauí, estão participando a diretora da Unidade Escolar Rafael Manoel da Costa, Idê Xavier Rodrigues, e duas alunas matriculadas no 2º e 3º ano do Ensino Médio, respectivamente, Thays Teles e Jelly Lacerda. Elas ficarão reunidas até quarta-feira (30), no Hotel Blue Tree. As representantes foram selecionadas através de uma seletiva escolar.

Os participantes do evento fazem parte das escolas de Ensino Médio do Piauí que integram a ferramenta de gestão Jovem de Futuro, que tem como objetivo melhorar o desempenho da educação no Piauí por meio do aprimoramento contínuo da gestão escolar. O Jovem de Futuro está presente na rede do Piauí desde 2015. Até 2018, o programa abrangerá 370 escolas de Ensino Médio do Estado.

Alunas Thays e Jelly, a secretária estadual Rejane Dias e a diretora Idê Xavier

O encontro terá duração de oito horas diárias, nas quais os participantes irão se debruçar sobre os principais desafios e fatores que dificultam a aprendizagem em sala de aula. De acordo com a secretária da Educação, Rejane Dias, essa é a segunda edição do evento no Piauí. “Mais uma vez trouxemos nossos alunos de vários municípios do estado para participar do Diálogos sobre Gestão Escolar porque entendemos que a participação de todos eles na gestão de suas escolas é fundamental para melhorar o ensino e aprendizagem em toda nossa rede”, explica Dias.

Publicidade

A programação segue o método de cartografia afetiva, que consiste na reflexão sobre os principais desafios a serem enfrentados a partir de uma representação gráfica de uma escola. Em um segundo momento, eles expressam suas visões sobre escola e gestão, utilizando diversas linguagens, como produção de cartazes, fanzines, vídeo, teatro e música.

O Instituto Unibanco realizará esse encontro nos seis estados nos quais desenvolve o Jovem de Futuro. Além do Piauí, o evento já aconteceu no Ceará, Espírito Santo, Pará e no Rio Grande do Norte. No total, devem participar 2.800 jovens de 2.011 escolas públicas de Ensino Médio, com público de cerca de 3.700 participantes, incluindo os profissionais de educação das redes.

Sobre o Jovem de Futuro – O Jovem de Futuro é uma tecnologia educacional voltada para o aprimoramento contínuo da gestão escolar com o objetivo de melhorar o resultado de aprendizagem dos estudantes de Ensino Médio. Iniciado em 2008, o projeto já foi implantado em dez estados brasileiros envolvendo 2,5 mil escolas estaduais e 2 milhões de estudantes do Ensino Médio.

 O projeto está presente na rede do Piauí desde 2015. Até 2018, o Jovem de Futuro abrangerá 370 escolas de Ensino Médio do estado. O objetivo da parceria é melhorar a aprendizagem dos estudantes.

Cidades na Net, com informações da Seduc-PI.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS