Massapê do Piauí inicia trabalho de busca do Selo Ambiental
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 06/07/19

Massapê do Piauí inicia trabalho de busca do Selo Ambiental

A gestão do município de Massapê do Piauí iniciou o trabalho pela conquista do ICMS Ecológico. Esta semana, no Telecentro Municipal, foi realizado um curso de capacitação para os gestores municipais, gestores escolares e representantes de entidades da sociedade civil sobre tributação ambiental.

O foco da formação, ministrada pelo advogado tributarista Allex Castro, foi o ICMS Ecológico, imposto que beneficia municípios que se destacarem na proteção e preservação do meio ambiente.  O formador explanou sobre os nove itens estabelecidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), através de edital, para que os municípios se habilitar e postular o Selo Ambiental.

Gestão de resíduos, proteção de mananciais, redução do desmatamento, identificação e minimização de fontes de poluição, disposições legais sobre Unidades de Conservação da Natureza e política municipal de meio ambiente, são alguns dos itens que deverão ser atingidos pelo município para a conquista do Selo.

Os municípios podem receber o Selo Ambiental em três categorias: A, B ou C. A classificação ocorrerá de acordo com o número de itens atendidos. Os municípios que atenderem seis requisitos do total de nove merecem classificação na categoria A. Aqueles que atenderem quatro, são classificados na categoria B, e, por fim, os que cumprirem três dos nove requisitos compõem o grupo C.

Allex Castro também coletou uma série de informações sobre a realidade atual do município sobre a temática. “Nessa primeira formação foi aberto o diálogo com os gestores e segmentos da sociedade civil com o objetivo de compreender um pouco da realidade do município diante do cenário ambiental, e partir disso, faremos um diagnóstico.”, disse.

O próximo passo, segundo o formador, é fazer um planejamento a partir desse diagnóstico e delinear estratégias, buscando priorizar o mínimo de esforço e o máximo de eficiência. “Nós vamos mobilizar não só os gestores do município, mas a população como um todo, bem como as escolas, assentamentos, filiados sindicais, produtores agrícolas, para que a gente possa trabalhar a educação ambiental, com a implementação de novas práticas sustentáveis.”, disse o advogado.

Dentre outros, estiveram presentes os secretários municipais – Lucileide Carvalho (de Gestão), José Erenildo (chefe de Gabinete), Reinaldo Carvalho (de Fazenda), Robervan Silva (de Controladoria), Leonel Lopes (de Educação), Roberto Carvalho (de Esportes), Nivaldo Rodrigues (de Obras), Remédios Morais (de Assistência Social), Maria Lúcia (de Cultura), Francivaldo Reis (de Agricultura), a enfermeira Claudete Batista, representando a Secretaria de Saúde, Patrícia Teles, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, além de diretores escolares das redes pública municipal e estadual.

 

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Paulistana 0 Comments

Governo entrega mudas e sementes a agricultores de Picos e Paulistana

Como parte das ações do Programa Piauí Produtivo, a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) entregou, nesse sábado (30), mudas e sementes nos municípios de Picos e Paulistana. Em Picos, a

GERAL

Veja 15 empreendedores que você deve seguir no Facebook

É muito comum empreendedores alegarem que não conseguem ter boas ideias por causa da falta de tempo. Conseguir ter pílulas de inspiração no meio do trabalho ou dos momentos necessários

GERAL

Capitão do Caso Camilla Abreu não foi aprovado no exame psicotécnico da PM

Apontado como principal suspeito pelo assassinato da estudante de Direito Camilla Abreu, 21 anos, o militar Allisson Wattson da Silva Nascimento foi promovido a capitão da Polícia Militar do Piauí