Connect with us

ENTRETENIMENTO

MASSAPÊ | Escola do interior realiza São João e valoriza a cultura popular

Publicado

em

Esta terça-feira (16) foi dia de festa e muita alegria na Escola Municipal Adriano Antônio Rodrigues, a primeira com ensino integral do município, situada na comunidade Gangorrinha, zona rural de Massapê do Piauí. O encerramento do semestre letivo aconteceu com a realização do I São João, evento que valoriza e mantém viva para as novas gerações uma das manifestações culturais mais expressivas da região Nordeste.

O evento reuniu a comunidade escolar, dentre professores, alunos e pais, como também, autoridades do município com o secretário de Educação, Leonel Lopes, a secretária de Gestão e Planejamento, Lucileide Carvalho, o vereador Antônio Augusto (Tontonho), dentre outros.

Ao longo da tarde, foram realizadas diversas apresentações culturais com os alunos e funcionários da própria escola, além de convidados, como os integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Massapê do Piauí. Foram danças, musical, quadrilhas juninas, leitura de versos, cordel e paródia.

Durante o São João, a Secretaria Municipal de Educação realizou a premiação dos alunos do 4º e 8º ano que se destacaram na Prova Massapê, uma ferramenta de avaliação do conhecimento dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática.

No ato, o secretário da pasta, Leonel Lopes, falou sobre a avaliação, que foi aplicada em novembro de 2018 para os alunos matriculados em sete escolas situadas na sede e nas comunidades rurais – São Francisco, Gangorrinha, Porteiras, Peixe, Angical e Bom Nome.

Segundo o secretário Leonel Lopes, a Prova Massapê é um mecanismo de diagnóstico da qualidade do ensino e aprendizagem na Rede Municipal e, também, de preparação dos alunos de 4º e 8º ano para fazerem a avaliação externa do Sistema de Avaliação da Educação Básica.

Publicidade

Na Escola Adriano Antônio Rodrigues, do 4º ano, foram premiados os alunos Manuel da Costa Silva, em 1º lugar, que obteve 39 pontos; Crislândia de Jesus Costa, 2º colocada com 37 pontos; e Emanuel João da Silva, que ficou em 3º com 33 pontos. Do 8º ano, os premiados foram Laíssa da Silva Sousa e Thaís Augusta da Silva, que empataram em 1º lugar com 34 pontos; e Viviane de Brito Sousa, que ficou em 2º, com 32 pontos.

Como forma de reconhecimento e estímulo, os alunos que ficaram em 1º ganharam medalha de ouro e um dia de lazer no Tibungo Park Aquático; os segundos colocados ganharam medalha de prata e brinde; e os terceiros, medalha de bronze e brinde.

Ao final, foi realizada a apresentação da quadrilha “Paixão Nordestina”, da comunidade Gangorrinha.

No evento, que marcou, também, a culminância do projeto ‘Viva o Semiárido’ na referida Escola Municipal Adriano Antônio Rodrigues, foram exibidas em um telão as imagens das atividades voltadas a educação do campo e expostos alimentos oriundos da agricultura familiar.

Também estiveram presentes no evento São João a supervisora da Rede Pública Municipal de Ensino, Josefa Carvalho;  o diretor da Escola, José Jonas; a coordenadora escolar, Neuma Florentino; a mobilizadora de Adolescentes do Selo Unicer, Lúcia Sousa; além dos professores.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS