Connect with us

GERAL

MASSAPÊ | Saúde promove “Dia D” em comemoração ao Outubro Rosa

Publicado

em

A Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (21/10) na Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS) o dia oficial da campanha de conscientização sobre o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa.

O evento contou com a presença do prefeito licenciado, Chico Carvalho, secretária municipal de Saúde, Lucinha Carvalho, coordenadoras: da Atenção Básica de Saúde, Gabriela Batista e do NASF, Marilândia Farias, assessora de Comunicação, Kássia Lopes, enfermeiras, Andréia e Mariane, fonoaudiólogo Manoel Neto, ACS Edelson Costa, servidores da Saúde Municipal lotados na UBAS e várias mulheres da sede do município.

A coordenadora da Atenção Básica de Saúde do Município, Gabriela Batista, agradeceu o apoio recebido da prefeita em exercício, Luiza Cecília para que o o Dia D de fato fosse realizado em Massapê e deu as boas-vindas as mulheres presentes e falou sobre a importância do evento ”A campanha se faz importante no sentido de mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.  O importante é focar que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro”, frisou.

DSC_00147

A palestra sobre o câncer de mama foi feita pela enfermeira Mariane Farias. Para ela, identificar a doença no início deve ser a meta de toda a mulher para que possa ter maiores chances de cura “Se o câncer de mama for identificado ainda no início as chances de cura são de até 95%. Para isso é precioso que as mulheres saibam como identificar a doença, quais os seus sintomas e como proceder caso identifique alguns deles. Para isso, o Outubro Rosa deve ser visto não só como um evento ou mais uma campanha, mas um momento de aumentar o número de pessoas conscientes para trabalhar pela melhoria o quadro clínico de uma das doenças que mais mata hoje”, afirmou.

DSC_00369

Após a palestra foi servido um vasto café da manhã para as mulheres e todos que estavam participando das atividades voltadas para o Outubro Rosa.

Publicidade

A fisioterapeuta, Marilândia Farias realizou uma sessão de ginástica laboral. A atividade teve como objetivo promover a saúde das mulheres “Foi um momento de interação e elas viram a importância da ginástica como um incentivo à qualidade de vida”, afirmou.

DSC_005713

Com intuito de passar para as mulheres a importância do alto exame clínico para prevenção do câncer de mama e de útero. E para aquelas mulheres que observaram alguma modificação na mama, foram montadas três salas com as enfermeiras, Andréia, Gabriela e Mariane para atendê-las fazendo o alto exame da mama, caso identificado alguma alteração será feito o encaminhamento para médico de suas áreas para investigar, realizando exames e procedimentos necessários para o diagnóstico clínico.

DENTRO2

Veja mais fotos:

DENTRO  DSC_00027 DSC_00065 DSC_00147 DSC_00235 DSC_00245 DSC_00369 DSC_00398 DSC_00484 DSC_00545 DSC_00679 DSC_00723 DSC_00776 DSC_00786 DSC_002210 DSC_005713 DSC_006011 DSC_007113

 

Fonte: Ascom

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS