Connect with us

GERAL

Médicos denunciam que superlotação causou 15 mortes em um dia no HUT

Publicado

em

O presidente do Sindicato dos Médicos Intensivistas do Piauí, Kelson Veras, denunciou que foram registradas 15 mortes em um único dia no HUT na última semana devido à superlotação do centro de saúde.

“A situação do HUT está insustentável. Praticamente todos os dias registramos mortes por atraso na internação ou falta de remédios, por isso pedimos ações emergenciais do Poder Público no sentido de desafogar o atendimento do hospital”, afirmou Kelson Veras durante audiência realizada na Câmara municipal de Teresina.

O diretor do HUT, Gilberto Cavalcante, falou que a falta de integração do sistema de saúde causa o excesso de pacientes na unidade. “Nosso sistema de saúde vem evoluindo, mas ainda carece de muitas melhorias, principalmente porque o HUT é um hospital municipal que recebe pacientes do Piauí, Ceará, Maranhão, Tocantins e Pará”, explica.

A audiência pública foi proposta pela vereadora Teresa Britto (PV) que enfatizou a importância da ampliação da retaguarda ao HUT. “Tanto os hospitais públicos como os particulares, que atendem pelo Sistema Único de Saúde, precisam criar mecanismos de retaguarda ao HUT, que passa por reformas e faz, sozinho, o atendimento de urgência e emergência, por isso está superlotado”, frisa a vereadora.

A diretora do HGV, Clara Leal, explicou que o hospital estadual não presta um serviço satisfatório através da Rede de Urgência e Emergência (RUE) por conta da superlotação causada pelo longo período de tempo que os pacientes permanecem internados, além da fila de pessoas que aguardam para realizar cirurgias eletivas.

Publicidade

Dentre os principais encaminhamentos da audiência pública estão a disponibilidade de 20 leitos do Hospital da Polícia Militar do Piauí; funcionamento total, de 12 horas diárias, das Unidades Básicas de Saúde dos bairros e comunidades de Teresina; solicitação de reunião com representantes do Hospital São Marcos para discutir a quantidade de leitos para internação; ampliação da retaguarda dos hospitais Universitário e Getúlio Vargas.

Além da vereadora Teresa Britto (PV) e do presidente da Câmara Municipal de Teresina, Luiz Lobão (PMDB), também participaram da reunião os vereadores Paixão (PT), Rosário Bezerra (PT) e Caio Bucar (PSB).

Fonte:Portal Az

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS