Connect with us

GERAL

Messenger, do Facebook, será usado para comprar online e rastrear pedidos

Publicado

em

  O Messenger, aplicativo de mensagens do Facebook, poderá ser usado para fazer compras online e rastrear pedidos. Esse recurso e novas funções do bate-papo foram anunciados nesta quarta-feira (25), durante a conferência F8.

Segundo o Facebook, a novidade permite que os usuários do Messenger conversem pelo app com lojas que usam o serviço e façam compras, recebam comprovantes de vendas e até tirem dúvidas sobre um item que estava fora de estoque, por exemplo.

“Nós estamos reintroduzindo a compra pessoal online”, disse David Marcus, vice-presidente de produtos de mensagens do Facebook, durante o anúncio.

O recurso faz parte do programa Messenger Business que, voltado a empresas, é uma tentativa da rede social de integrar suas aplicações ao mundo dos negócios. O Facebook já havia levado o aplicativo de mensagens de vez para o bolso de seus usuários na semana passada quando anunciou que o serviço passará a intermediar o envio de dinheiro.

Central de apps
O Messenger Business, por sua vez, integra o Messenger Platform, também anunciado nesta quarta (25) durante a F8. A plataforma permite que o Messenger seja integrado a apps de GIFs, fotos e tantas outras utilidades.

Publicidade

De acordo com o Facebook, mais de 40 aplicativos terão um botão de compartilhamento direto com o Messenger, o que agiliza e facilita a troca de conteúdos dentro do app. O próprio Messenger também ganhará um botão que liga o aplicativo de bate-papo a outros serviços integrados.

Segundo Zuckerberg, o Messenger Platform “ajuda as pessoas a se expressarem de maneiras novas e ricas, tornando suas conversações melhores”.

Facebook transformou seu aplicativo de bate-papo, o Messenger, em uma plataforma que será integrada a outros apps, como os de envio de GIFs. (Foto: Divulgação/Facebook)Facebook transformou seu aplicativo de bate-papo, o Messenger, em uma plataforma que será integrada a outros apps, como os de envio de GIFs. (Foto: Divulgação/Facebook)

‘Universo Facebook’
Outras novidades da companhia sugerem que a rede social está cada vez mais focada em se tornar uma importante parte no mundo dos aplicativos. Algumas delas sinalizam que a empresa quer criar seu próprio ecossistema móvel e fazer com que desenvolvedores criem programas cada vez mais focados no “universo Facebook”, assim como Google e Apple fazem, respectivamente, com Android e iOS.

Durante a apresentação, o Facebook também mostrou uma nova configuração a uma de suas ferramentas já existentes. O Parse, uma plataforma de desenvolvimento e gerenciamento de apps baseados na nuvem, vai passar a ser uma ferramenta para criar programas voltados à “internet das coisas”.

O Facebook também apresentou novidades para as publicações que usam a rede social para receber comentários de leitores. A partir de agora, o sistema da empresa irá sincronizar mensagens publicadas no texto original, no site da publicação, e comentários feitos pelos usuários do Facebook no post do mesmo conteúdo, mas dentro da rede social.

A companhia de Mark Zuckerberg apresentou ainda um serviço para desenvolvedores que tenham apps integrados com o Facebook acompanharem o desempenho de suas aplicações. Gratuito, o Facebook Analytics for Apps mostra em quais sistemas (Android, iOS, Windows, etc.) o app foi mais instalado, quem são as pessoas que utilizam e de quais países parte a maior parte de acessos.

Publicidade

Fonte: G1 Tecnologia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS