Connect with us

GERAL

Meteorologia prevê redução no volume de chuvas no Estado

Publicado

em

De acordo com boletim meteorológico divulgado pela Gerência de Hidrometeorologia da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) os meses de fevereiro, março e abril devem ser de diminuição no volume de chuvas para o Piauí.

Segundo o boletim, um bloqueio atmosférico decorrente de uma circulação anticiclônica anômala, inibiu a formação de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), deixando o Piauí com chuvas abaixo de sua média histórica em dezembro de 2014 e janeiro de 2015.

“A previsão para o Piauí, no trimestre de fevereiro a abril de 2015, indica uma distribuição de probabilidade maior, para chuvas com comportamento abaixo da média histórica no Estado”, descreve parte do boletim.

O texto divulgado ainda alerta que na região semiárida, onde o índice pluviométrico anual é menor do que nas demais regiões, o quadro de seca torna-se mais agravado, haja vista a condição de seca hidrológica caracterizada pelo baixo nível dos reservatórios ou escassez de reserva hídrica. Na região central do Estado, o boletim aponta maior probabilidade à ocorrência de chuvas entre normal e abaixo da média histórica, bem como na região Norte.

A previsão climática é realizada com base em modelos meteorológicos, sem, no entanto, desconsiderar a climatologia da região e os fatores regionais e locais que influenciam o seu clima.

Publicidade

Por: Francicleiton Cardoso – Jornal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS