Connect with us

GERAL

Meteorologista diz que temporal teve ventos de 30 km/h no Sul do Piauí

Publicado

em

A ventania que derrubou uma igreja evangélica e deixou uma pessoa morta em Fartura do Piauí, a 568 km de Teresina, foi ocasionada pelas altas temperaturas registradas na cidade na quinta-feira (27). Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, o temporal teve ventos acima de 30 km/h.

“Não temos como registrar a velocidade exata dos ventos no município porque nosso acompanhamento ocorre em São Raimundo Nonato, uma das cidades mais próximas. Lá os ventos chegaram a 30 Km, o que nos levar a crer que em Fartura a ventania foi na mesma velocidade e bem próximo disso”, contou.

Sônia esclareceu ainda que ventos a partir de 30 km/h são considerados fortes o bastante para provocar estragos como os de quinta-feira. Ela destaca também que o temporal foi ocasionado devido ao encontro de uma massa de ar quente com uma fria.

“O contraste de temperatura entre o ar quente da superfície e o ar mais frio que fica em cima permite a formação das chuvas, granizo e ventos fortes. Como o clima quente tem castigado a região Sul do Piauí esse tipo de fenômeno se torna comum principalmente nos dias mais quentes”, explicou.

Estragos

Publicidade
O fenômeno provocou diversos transtornos à população. Uma igreja evangélica desmoronou e por pouco não deixou muitas vítimas. Dois homens permaneceram no local para fechar as portas e as janelas do templo quando foram surpreendidos com o desmoronamento.

Florisvaldo Neves, 56 anos, obreiro que zelava a igreja, ficou debaixo dos escombros e ainda chegou a ser levado em estado grave para o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, mas acabou morrendo. O outro homem também ficou ferido, mas não corre risco de morrer, segundo os moradores da cidade.

Além disso, vários muros de residências, um posto de combustíveis e uma torre de telefonia rural caíram. Na cidade de São Raimundo Nonato, que fica aproximadamente 60 km de Fartura, a ventania também fez estragos. Lá, placas de publicidade, árvores e parte de um posto de combustíveis também vieram abaixo.

G1
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS