Connect with us

GERAL

Milho está em falta e tem alta de 50% no preço em junho no Piauí

Publicado

em

Festa junina sem o milho não existe. Ele é essencial em quase todas as comidas desse período e também dá força para aguentar uma noite inteira de forró, mas esse ano tá difícil manter a tradição. O produto subiu muito de preço e até desapareceu dos mercados.

De acordo com o vendedor Luiz Gonzaga de Sousa, o preço do milho subiu quase 50%. O cento que custava anteriormente R$ 20, agora subiu para R$ 30. Ele é um dos únicos vendedores que permanece na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi) e relatou que nesta época do ano a alta já é esperada.  “O valo sobe todos os anos no período junino. No mês de agosto o preço do produto volta a cair. A venda maior que tem é até o final de junho”, cotou.

As festas juninas são responsáveis pelo aumento no consumo do milho. O problema é que nesta época existe uma diminuição na oferta do produto por causa da estiagem. De acordo com a Federação de Trabalhadores da Agricultura do Piauí (Fetag) a quebra de safra nos cerrados do estado foi de 50%. E no semiárido chegou a 70%.

Paulo Carvalho, diretor da Fetag, a oferta do produto deve diminuir ainda mais nos próximos meses. “A gente está muito preocupado porque nós tivemos no Piauí uma perda muito grande, porque o milho requer mais água e nos quatro cantos do estado houve falta de chuva”, afirmou.

Quando a matéria prima aumenta de preço, o mesmo acontece com produto final. Em uma padaria de Teresina, bolos e canjicas típicos nesta época do ano estão com os valores reajustados desde o mês passado.  “Com o milho muito caro nós tivemos que repassar para o cliente”, disse o gerente.

Publicidade

 

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS