Connect with us

GERAL

Ministro da Saúde confirma mais de 7 mil casos de dengue no Piauí

Publicado

em

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, deu uma coletiva na manhã desta terça-feira (24) para anunciar o resultado do Levantamento Rápido de Índice Aedes Aegypti (LIRAa), com os novos números de dengue, chikungunya e microcefalia no Brasil.

No Piauí foram identificados 7.486 casos de dengue, mas o Levantamento Rápido de Índice Aedes Aegypti (LIRAa) revelou que Teresina está entre as 10 capitais com índice satisfatório em relação à epidemia. Somente dois municípios que enviaram os dados ao Ministério da Saúde então em situação de risco: Alegrete e Avelino Lopes.

Marcelo Castro confirmou ainda 27 casos de microcefalia e informou que não caso de chikungunya este ano no Piauí. Em relação ao Zika, o Estado ficou entre os 18 que tiveram confirmação laboratorial do vírus. Os demais foram Roraima, Pará Amazonas, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraná.

Segundo Marcelo Castro, existe agora um problema potencializado, pois além da dengue e da chikungunya, há o vírus zika, que pode estar provocando o susto de microcefalia em pelo menos 160 municípios de nove Estados. Até 21 de novembro de 2015 foram notificados 520 casos suspeitos de microcefalia no Brasil.

O estado de Pernambuco mantém-se com o maior número de casos de microcefalia, 487. “Não temos relatos e literaturas, nem ações em outros países que possam nos orientar nessa situação. Portanto é uma epidemia que está ocorrendo pela primeira vez aqui no Brasil”, destacou o ministro.

Publicidade

O mosquito Aedes Aegypti têm hábitos diurnos e costumam picar nas primeiras horas da manhã. “As práticas de prevenção que vínhamos fazendo, precisamos fazer com mais cuidado e envolvimento da sociedade”, alertou Marcelo Castro.

Portal  O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS