Ministro da Saúde confirma mais de 7 mil casos de dengue no Piauí
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 24/11/15

Ministro da Saúde confirma mais de 7 mil casos de dengue no Piauí

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, deu uma coletiva na manhã desta terça-feira (24) para anunciar o resultado do Levantamento Rápido de Índice Aedes Aegypti (LIRAa), com os novos números de dengue, chikungunya e microcefalia no Brasil.

No Piauí foram identificados 7.486 casos de dengue, mas o Levantamento Rápido de Índice Aedes Aegypti (LIRAa) revelou que Teresina está entre as 10 capitais com índice satisfatório em relação à epidemia. Somente dois municípios que enviaram os dados ao Ministério da Saúde então em situação de risco: Alegrete e Avelino Lopes.

Marcelo Castro confirmou ainda 27 casos de microcefalia e informou que não caso de chikungunya este ano no Piauí. Em relação ao Zika, o Estado ficou entre os 18 que tiveram confirmação laboratorial do vírus. Os demais foram Roraima, Pará Amazonas, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraná.

Segundo Marcelo Castro, existe agora um problema potencializado, pois além da dengue e da chikungunya, há o vírus zika, que pode estar provocando o susto de microcefalia em pelo menos 160 municípios de nove Estados. Até 21 de novembro de 2015 foram notificados 520 casos suspeitos de microcefalia no Brasil.

O estado de Pernambuco mantém-se com o maior número de casos de microcefalia, 487. “Não temos relatos e literaturas, nem ações em outros países que possam nos orientar nessa situação. Portanto é uma epidemia que está ocorrendo pela primeira vez aqui no Brasil”, destacou o ministro.

O mosquito Aedes Aegypti têm hábitos diurnos e costumam picar nas primeiras horas da manhã. “As práticas de prevenção que vínhamos fazendo, precisamos fazer com mais cuidado e envolvimento da sociedade”, alertou Marcelo Castro.

Portal  O Dia

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Especialistas dão dicas de como se preparar para a redação do Enem

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes farão, junto com outras avaliações, a prova de redação, a única subjetiva entre os testes. Para se preparar,

Conta de luz terá bandeira verde em janeiro, sem cobranças extras

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de janeiro será a verde, sem cobrança extra dos consumidores. A decisão é baseada em

GERAL

Primeiro repasse do FPM de fevereiro, acumulado do ano é 6,5% menor em relação a 2014

O primeiro decêndio de fevereiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será de R$ 4.525.848.616,65, sem a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização