Connect with us

GERAL

Mulheres são homenageadas durante programação do Outubro Rosa em Pio IX

Publicado

em

Mulheres que já passaram pelo tratamento após o diagnóstico do câncer de mama compartilharam suas experiências e foram homenageadas, durante a programação do Outubro Rosa, realizada nesta quarta-feira (17), na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

“Falar em câncer, pra muita gente, é falar de morte. Muitos nem falam o nome da doença. Hoje eu estou aqui para dizer que o câncer tem cura, principalmente quando diagnosticado precocemente. Por isso, peço para todas vocês: façam os exames preventivos todos os anos”, afirma Henriqueta Arrais, uma das mulheres que venceu a doença em Pio IX.

Ela diz que o cuidado com a sua saúde foi essencial para descobrir a doença a tempo de tratá-la. “Se eu não tivesse esse cuidado minhas chances de cura teriam sido bem menores”, completa Henriqueta.

A programação de hoje contou ainda com atividade de dança, a Zumba Rosa; em seguida teve café da manhã com a roda de conversa – Mitos e Verdades sobre o Câncer de Mama; demonstração do autoexame com as Agentes Comunitárias de Saúde, Deolinda e Ana Severa.

A agente comunitária de saúde de Pio IX, Marilene Monte, conta que a programação foi discutida e definida entre a equipe. “Decidimos fazer a dinâmica dos balões e essa homenagem com as mulheres que já tiveram câncer e conseguiram superar a doença. O objetivo era despertar esse olhar para a importância da prevenção. O câncer não escolhe classe social ou idade”, afirma Marilene.

Publicidade

As atividades do Outubro Rosa em Pio IX seguem até o final do mês. No dia 23 de outubro será na localidade BR-020; no dia 24, na Serra do Boi; no dia 25 de outubro, nas localidades Cruzeiro e Baliza. No dia 29, a programação acontece no São Bento e o encerramento, dia 30, será na localidade Pau Ferro. As ações e os atendimentos do Outubro Rosa são uma realização da Prefeitura de Pio IX, através da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de Pio IX

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS