Connect with us

GERAL

Muncípios com até 60 mil habitantes poderão deixar de pagar energia de escolas e hospitais

Publicado

em

Os municípios com até 60 mil habitantes poderão ser isentos das tarifas de energia elétrica para escolas, postos de saúde e hospitais. É que está em análise na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 7.601/2014 que garante isenção das tarifas. A matéria prevê ainda que o valor devido às concessionárias seja convertido em crédito, que as concessionárias poderão usar para deduzir dos tributos federais que tenham que pagar.

O deputado Sarney Filho (PV-MA), autor do texto, argumenta que os Municípios se deparam constantemente com novas despesas. Dentre as principais, encontram-se o Piso Nacional do Magistério e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Porém, há diversas outras obrigações municipais impostas aos entes ligadas às áreas de assistência social, saúde e educação.

Outro ponto ressaltado pelo parlamentar se refere aos benefícios fiscais concedidos pela União a diversos setores, especialmente o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). Essa é uma das principais reivindicações promovidas pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Segundo o deputado, ao adotar esse tipo de política, os municípios sentem rapidamente os impactos. Isso porque o tributo compõe o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), fonte de sobrevivência em muitas cidades.

“Quando a União concede benefícios fiscais com impostos devidos aos Municípios, isso se reflete na receita auferida por esses entes”, destaca Sarney Filho.

Tramitação

Publicidade

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

*Com informações do CNM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS