Connect with us

GERAL

Municípios do Piauí registram índices de umidade do ar abaixo de 20%

Publicado

em

Quatro municípios piauienses foram destaque na edição de ontem (13), do Jornal Nacional  devido ao tempo firme na maior parte do Brasil, o que acarreta na diminuição da umidade do ar. Isso está acontecendo de forma mais intensa no nordeste do país. Bom Jesus, Caracol e Alvorada do Gurgueia chegam a registrar índices menores que 20% de umidade relativa do ar.

O município de Uruçuí registrou 20%. Os números preocupam e, durante a previsão do tempo, os municípios chegaram a ser comparados com o deserto do Atacama. A umidade relativa do ar deve diminuir ainda mais na tarde de hoje (14). Na previsão meteorológica apresentada no Jornal, o registro de umidade ficou em 14% em Bom Jesus, 16% em Caracol e Alvorada do Gurgueia. O clima piauiense foi comparado ao deserto do Atacama, no Chile.

De acordo com a meteorologista Sônia Feitosa, a umidade do ar deve ficar na média dos 30% na maior parte do estado, mas em municípios como Bom Jesus, Uruçuí e Paulistana ela realmente deve estar em 20%. “A baixa umidade atinge índices críticos, principalmente entre as 15 e as 16 horas, às vezes abaixo dos 20%, e quando a noite vai caindo ela começa a subir novamente, chegando à casa dos 30%”, afirmou Sônia.

A região Norte do Piauí registra os melhores índices de umidade do ar, devido à proximidade com o oceano, ficando acima dos 30%.

Teresina

Publicidade

A capital está com uma medida de temperatura de 36º durante esta semana. De acordo com Sônia Feitosa há previsão de chuviscos. “Essa chuva rápida deve começar no sábado, o que ameniza a sensação de baixa umidade. Esses chuviscos são devido a uma massa de ar que está se aproximando do estado de Pernambuco e pode ter reflexos no Piauí”, disse a meteorologista.

BRO-o-Bró

O período do BRO-o-Bró onde altas temperaturas são registradas no estado do Piauí, a população deve ficar atenta para os cuidados com a saúde devido a baixa umidade do ar. Muita ingestão de líquido, utilização do protetor solar e roupas adequadas são algumas dicas dadas pela meteorologista Sônia.

“É interessante também deixar um paninho molhado dentro do quarto durante a noite porque os condicionadores de ar por si só já retiram a umidade do ar deixando-o mais frio”, aconselhou a meteorologista.

 

Publicidade

Portal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS