Connect with us

GERAL

Mutirão da limpeza e combate à dengue chega ao Morro da Mariana em Picos

Publicado

em

O mutirão da limpeza e combate à dengue chegou ao seu último estágio que é a comunidade Morro da Mariana. Iniciado no dia 13 de março, no bairro Parque de Exposição, ele também passou pelo Paroquial com ações de limpeza e conscientização à população sobre os riscos à saúde na má conservação do lixo.

A secretária do lar e ex-moradora da comunidade, Clarice Sousa, disse que o maior defeito do bairro é só a falta de educação do povo. “É um povo sem educação, que não cuida do próprio lugar em que mora. O carro do lixo passa praticamente todo dia à noite, mas o pessoal insiste em jogar o lixo apenas pela manhã. Aí vêm os cachorros e fazem a festa e, nós outros que cuidamos em colocar apenas quando o carro passa, ficamos com o mau cheiro entrando em nossas casas, além dos riscos de doenças. Porque o risco não é só na dengue. A doença vem na mosca que pousa lá e vem pra nossas casas, na formiga e baratas que andam lá e vêm bater aqui. Então é desagradável ter que conviver com isso todos os dias”, declarou.

Outra moradora, que não quis se identificar, disse que já está na hora da prefeitura começar a multar a população. “Olha, aqui só vai ter jeito de uma única maneira: se começarem a multar o povo. As pessoas só mudam quando sentem o peso no bolso”, disse indignada.

O Morro da Mariana é uma das maiores comunidades picoense e compreende os bairros Centro, São Vicente e Paroquial.

Os bairros foram escolhidos, segundo a secretária de Meio Ambiente, Maria Santana, pelo fato de que há uma dificuldade por parte da secretaria de Serviços Públicos em mantê-los limpos por conta da não-cooperação das comunidades ali residentes.

Publicidade

Além da panfletagem, foram realizados serviços de retirada de lixo e limpeza das vias. Além da fiscalização para encontrar possíveis focos de endemias.

Estiveram envolvidos no mutirão, além da SEMAM e Serviços Públicos, a Secretaria de Obras e a de Saúde, por meio dos agentes epidemiológicos. Milhares de famílias foram atingidas com o programa e espera-se que, segundo Maria Santana, que as pessoas se conscientizem em manter suas comunidades bem cuidadas e longe do alcance do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, doença esta que pode levar à morte.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS