Connect with us

GERAL

Niède Guidon critica falta de atenção com a Serra da Capivara e diz que burrice de gestores impede crescimento

Publicado

em

A presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), arqueóloga Niède Guidon, falou sobre a crise no Parque Nacional da Serra da Capivara e disse que os políticos do Piauí e do Brasil ainda não entenderam a importância da unidade. Em entrevista a uma rádio FM de São Raimundo Nonato, Niède disse que o governo do Piauí poderia ganhar dinheiro se soubesse investir no parque. Recentemente, ela denunciou atrasos nos repasses do governo do Piauí e da União para a Fumdham, entidade que mantém a reserva.

Após as denúncias, que também ganharam repercussão na Assembleia Legislativa do Piauí, o governo estadual e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) asseguraram a tomada de providências para quitar os repasses em atraso. Niède, no entanto, lamenta que o parque esteja sob constante crise, vivendo a duras penas de repasses do governo. Ela cita que em outros lugares do mundo o turismo garante recursos para o Estado, mas que aqui isso não acontece porque os gestores são absolutamente burros.

“Os governos do Brasil e do Piauí não entenderam porque um patrimônio da humanidade, no mundo inteiro, até na África que eu visitar, recebe cerca de cinco milhões de turistas por ano, que trazem muito dinheiro para a região. Você já imaginou com cinco milhões de turistas o dinheiro que entraria aqui, os impostos que seriam pagos? O próprio governo ia ter mais dinheiro. É porque eles não entendem […] Os americanos e os europeus todos falam do valor da Serra da Capivara e os brasileiros não só não ligam como também não aproveitam para ganhar dinheiro com isso. Você entendeu por que esse país está falido? Porque são absolutamente burros, não entendem o que têm que fazer para conseguir dinheiro honesto, que depois não gere problemas, prisões, Lava Jato e essas coisas”, desabafou.

Para a arqueóloga, a Serra da Capivara poderia fazer do Piauí um estado sem nenhum problema financeiro, mas a falta de inteligência dos governantes impede que isso aconteça. Considerado patrimônio da humanidade pela Unesco, o Parque Nacional da Serra da Capivara vive sob constante crise financeira e com servidores em ameaça de demissão.

Fonte: Política Dinâmica | (Foto: Tiago Queiroz/Estadão)

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS