Connect with us

GERAL

No Piauí, presidente nacional do Iphan discute situação da Serra da Capivara

Publicado

em

A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, veio ao Piauí para discutir soluções para a gestão do parque nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. Nesta segunda-feira (23), ela se reuniu com a vice-governadora, Margarete Coelho, no Palácio de Karnak, em Teresina.

Representantes do Iphan no Piauí e de outros órgãos participaram da reunião, que busca soluções definitivas para que o patrimônio da humanidade não fique desamparado. Repleto de inscrições rupestres, sofre há anos com dificuldades financeiras.

“Eu acho que chegou o momento do amadurecimento. De pensar no futuro, e que nesse futuro não caiba mais problemas com os entes dentro desse acordo que possa colocar o parque em situação de fragilidade”, disse Kátia Bogéa.

Margarete Coelho, que é de São Raimundo Nonato, levantou informações sobre o parque e tratou de como os órgãos públicos podem promover uma gestão compartilhada. A gestora acrescentou que a população da região precisa ser contemplada nas ações a serem implementadas.

“Nós temos uma pesquisa feita recentemente que dá conta de que 60% da população do entorno do parque sequer conhece o parque. Daí porque a insistência do Governo do Estado do Piauí de incluir nessa pauta que veio de Brasília também os municípios”, defendeu Margarete Coelho.

Publicidade

A visita de Kátia Bogéa ao Piauí prossegue nesta quarta e quinta-feiras. Os gestores irão a São Raimundo Nonato e contarão com a companhia do ministro da Cultura, Roberto Freire.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS