Connect with us

GERAL

Novas regras vão facilitar embarque e desembarque em aeroportos. Veja!

Publicado

em

Para eliminar obstáculos e reduzir o tempo de espera no embarque e desembarque nos aeroportos, a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) publicou novas diretrizes e orientações para o setor. As iniciativas foram consolidadas em documento oficial do Programa Nacional de Facilitação do Transporte Aéreo (Profal).

Entre os itens estão a facilitação no trânsito de aeronaves civis, tripulantes, passageiros, bagagens, cargas, malas postais e provisões de bordo. As mudanças eliminam obstáculos de gestão e reduzem ao mínimo os tempos de espera, mas mantêm os padrões de segurança internacional.

Segundo a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Aeroportuária, Fabiana Todesco, outra ação é a compra de equipamentos voltados para atender passageiros com necessidade de assistência especial, como as rampas de acesso a aeronaves, que serão utilizadas em aeroportos regionais que não dispõem de pontes de embarques.

O documento contou com o envolvimento de dez ministérios e contém regras e orientações para todos os órgãos públicos e autarquias que atuam dentro dos aeroportos brasileiros.

“A utilização de sistemas automatizados como o e-Gate (controle automatizado de fronteiras com leitura rápida e segura dos passaportes), prevista no Profal, é um exemplo. O equipamento já é utilizado por Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Confins (MG) e Galeão (RJ). Com ele, cada viajante demora, em média, 15 segundos para ser identificado e liberado pelo equipamento”, explica Todesco.

Publicidade

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério dos Transportes

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS