Connect with us

GERAL

Novo Gol chega em 2016, maior e mais equipado, para matar o Polo

Publicado

em

O próximo Gol já tem data para chegar ao mercado: 2016. Segundo uma fonte ligada à marca, ele sofrerá mudanças no visual e no interior, mas sem trocar de plataforma — ou seja, a exemplo do ocorrido com o Fox, passará por um segundo facelift, sem estrear ainda uma nova geração. Seu nicho de mercado, porém, vai mudar: deixará de ser a opção de entrada da Volkswagen, que ficará totalmente a cargo do up!, inclusive na venda para frotistas, para ocupar vagas do segmento acima. É estratégia parecida, mas não idêntica, ao enriquecimento feito pela Ford à nova geração do Ka, no ano passado.

Com a recente perda da primeira colocação em vendas após 27 anos na liderança — causa não apenas pelo avanço da concorrência, mas sobretudo pela aposentadoria do Gol “G4” no começo de 2014 –, a Volkswagen já assimilou que o Gol não é, nem voltará a ser de forma fácil, o campeão de outros momentos.

Com isso, se libera para fazer um modelo maior e mais requintado, desenvolvido para brigar com rivais que se modernizaram justamente para enfrentá-lo. A ideia é reagir usando as mesmas armas de Chevrolet Onix, Renault Sandero e o próprio Ford Ka. Repare no visual traseiro de todos e note como eles foram desenhados com base no “bumbum” do Gol G5, que por sua vez nasceu com clara inspiração no visual do antigo BMW Série 1.

É hora de contra-atacar, ainda que sem uma mudança mais ampla — a nova geração do Gol, feita sobre uma nova base (possivelmente a MQB, a mesma do novo Golf), está prevista apenas para 2018.

novo1.png

Maior, melhorado… e mais caro
O novo Gol ficará mais “premium” e ocupará o posto que hoje é do Fox. Mas será mais caro: custará aproximadamente R$ 36 mil na versão mais barata, que por sua vez será mais recheada: console e do quadro de instrumentos inspirados nas peças do Golf, bancos mais ergonômicos, central multimídia com tela colorida no painel — o modelo vai se aproximar em estilo e visual do hatch médio, como no caso do Fox.

Publicidade

Seguindo a linha, as configurações mais caras devem beirar os R$ 60 mil, também oferecendo mais equipamento.

O novo Gol também crescerá em tamanho, mesmo mantendo a plataforma atual. Ele não passará de 4 metros de comprimento, mas será ligeiramente mais comprido e largo que o atual, com traços mais vincados. O papel de “carro de família” passará a ser só do Fox.

novo2.png

Visualmente, a frente será mais esportiva e invocada, com grade alinhada ao para-choque, algo já visto nas “boconas” criadas pelos carros da Ford, como o novo Ka. A lateral terá linha de cintura relativamente alta, dando ainda mais impressão de esportividade, enquanto na traseira as lanternas permanecerão nas extremidades da carroceria, sem invadir a tampa do porta-malas, como no Fox e no Golf.

Fonte: Com informações do UOL

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS