Connect with us

GERAL

Paciente renal crônico de Teresina perde transplante após ter passagens negadas

Publicado

em

O paciente renal crônico José Ramos, de Teresina, perdeu um transplante de rim na cidade de Fortaleza (CE) neste sábado (09/11) por não ter condições de fazer a viagem e não receber nenhum apoio do poder público.

Segundo o professor Luiz, da Associações dos Pacientes Renais do Piauí, o caso gerou muita revolta, pois o homem está há muito tempo sem fazer hemodiálise e culpa a Secretaria Estadual de Saúde e o programa Tratamento Fora do Domicilio (TFD) por falta de assistência aos pacientes.

“Ligaram para ele de Fortaleza e isso foi negado pelo TFD do Piauí. O estado do Piauí não faz transplante aqui, e não por falta de equipe, tem equipe boa, o problema é justamente as condições do Hospital Getúlio Vargas e também os insumos para o transplante que não tem. O Piauí nega aos pacientes renais, nega o TFD, nega o transplante e quando o paciente é chamado para fazer fora do estado, isso também é negado”, afirmou o professor Luiz.

Professor Luiz, da Associações dos Pacientes Renais do Piauí

“O rapaz recebeu a ligação do hospital de Fortaleza, para ele estar lá no mesmo dia, para fazer o transplante e desde 3h da manhã ele tentava falar com uma pessoas do TFD e não encontrou ninguém, depois de muita luta, conseguiu falar com a diretora do TFD e acreditou que estava tudo resolvido, mas não, a única coisa que ela disse para ele era que o paciente tinha que estar preparado para quando for chamado. Mas ele estava preparado, todos os exames dele estão ok, ele tinha um acompanhante para levar, mas não foi feito o transplante porque o TDF não comprou passagem. Ele disse que o paciente tinha que estar preparado, mas era pro paciente comprar a passagem, ou seja, o rapaz, que já está com muito tempo na hemodiálise, esperando o grande dia para a vida dele, isso não aconteceu por causa da incompetência, de uma administração que não tem planejamento. Uma equipe que já está há muito tempo e não tem planejamento, não se programa”, completou.

Nenhum paciente está viajando para fazer transplante, nenhum, quem viaja é porque é amiguinho de um ou de outro dentro do TFD, esse consegue, mas a grande população que não tem amizade, que vai pelas vias legais, não consegue, como este caso, que o transplante foi perdido, por incompetência de algumas pessoas”, concluiu o professor Luiz.

Publicidade

Esclarecimento da Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde informa que garante passagens áreas a todos os pacientes que necessitam de tratamento fora do Piauí, bem como a seus acompanhantes.

Existe um procedimento para o requerimento e concessão do benefício. Ontem, mesmo contactados, apenas via telefone, buscamos garantir a passagem área para um paciente que necessitava. No entanto, quando confirmada a possibilidade da efetivação do tratamento em Fortaleza, as empresas aéreas não tinham vagas em seus voos disponíveis.

As equipes estavam desde o primeiro contato tentando realizar a compra, mas, como não havia vaga nas companhias aéreas, não foi possível comprar as passagens para o voo das 14 horas e o próximo só sairia às 22 horas, não dando tempo assim de chegar para a realização da cirurgia.

A Sesapi informa, ainda, que a confirmação que o da possibilidade do paciente fazer o transplante, por parte do hospital em Fortaleza, só foi realizada às 11 horas da manhã, pois ainda iriam  fazer testes de compatibilidades com ele e outros quatro pacientes que estão na fila de espera.

Publicidade

A secretaria ressalta, ainda, que solicitou ao hospital, que quando houver a possibilidade de um transplante, a equipe do Tratamento Fora do Domicílio seja informada também, já que as compras de passagens são feitas de acordo com a demanda dos pacientes.

Só neste final de semana, 40 (quarenta) pacientes tiveram suas passagens garantidas e, no caso específico, isto não ocorreu em razão da ausência de vagas e da comunicação à SESAPI ter sido feita em tempo insuficiente para garantia do transporte.

Fonte: 180 Graus


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS