Connect with us

GERAL

PADRE MARCOS | Prefeito Valdinar confirma o pagamento da contrapartida do Garantia Safra

Publicado

em

O prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva – PSB, confirmou nesta segunda-feira (10) o pagamento de toda a contrapartida do município ao programa Garantia Safra, ciclo 2017/2018. Segundo o gestor, foram destinados mais de 33 mil reais, recursos próprios do município. O montante é referente a contribuição do município aos 648 agricultores familiares inscritos no programa, o que corresponde a 51 reais por cada agricultor.

Com isso, a gestão municipal garante aos agricultores o acesso a indenização em caso de perda superior a 50% do conjunto da produção agrícola, em razão de fenômenos naturais como a estiagem, irregularidades ou mesmo por excesso das chuvas, a partir de análise é feita pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, com base em um conjunto de dados.

A indenização paga aos agricultores que tiverem perdas comprovadas é de R$ 850, em cinco parcelas de R$ 170.

De acordo com o prefeito, a adesão do município de Padre Marcos ao Garantia Safra e o pagamento da contrapartida são ações de apoio à agricultura familiar. “É um compromisso nosso com o homem do campo aderir, pagar a contrapartida e cumprir todas as etapas que são de responsabilidade do município, pois sabemos que em anos de poucas chuvas esse auxílio é muito importante para as famílias”, disse.

Enquanto paga a contrapartida, o gestor torce pelas chuvas. “O nosso pedido a Deus é que Ele mande chuvas pra gente ter fartura na roça, na feira e na mesa das famílias. É isso que a gente quer ver.”, disse.

Publicidade

Valdinar, que é sindicalista do meio rural, salientou que a agricultura é um dos principais meios de subsistência da população do município e afirmou que sua gestão tem apoiado o setor. “O homem do campo é visto, respeitado e valorizado em nossa gestão. Temos dado todo o apoio para eles.”, disse. Dentre as conquistas para o setor estão a aquisição de um trator com implementos agrícolas – grade de 14 discos, pá mecânica, lâmina e carroça, e um caminhão.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS