Connect with us

GERAL

Padre pede interdição de ponte com risco de desabamento no Piaui. Veja fotos!

Publicado

em

O Padre Henrique Geraldo Martinho Gereon que reside e trabalha na cidade de São Francisco de Assis do Piauí, a 486 quilômetros de Teresina, esteve reunido na manhã desta quarta-feira (26) no fórum Desembargador Vaz Costa na cidade de São João do Piauí com o promotor substituto Vinicius Ferreira Calheiros Alves.

O religioso estava acompanhado dos agentes de pastoral social José de Anchieta Moura e Marcos Roberto de Sousa Lima. O religioso solicitou esta reunião por estar muito preocupado com a falta de manutenção na ponte sobre o Rio Canindé e o risco de vidas diante do estado em se encontra a ponte entre os municípios de Campinas do Piauí e Simplício Mendes.

A ponte fica na PI 245 e está fora do trajeto original da BR 020 no município de Campinas do Piauí interligando as cidades de Simplício Mendes e Isaias Coelho.

Em 1989 o Padre Geraldo Gereon teve a ideia de construir a ponte, o projeto foi se articulando e o sonho tornou-se uma realidade quando a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus recebeu a doação de uma empresa. A ponte ficou pronta em 1991, na época o Padre Geraldo Gereon era o Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus que compreendia oito municípios.

Na audiência com o promotor o religioso mostrou para o representante do Ministério Público ofícios com data do dia 18 de novembro de 1999 que foram entregues para os prefeitos de Campinas do Piauí e de Isaias Coelho para que os mesmos se responsabilizassem pela manutenção da ponte que até então era feita pelo Padre Geraldo Gereon, compromisso que não foi assumido pelas prefeituras.

Publicidade

Com o aumento da deterioração causado pela falta de manutenção o Padre Geraldo Gereon resolveu interditar a ponte no dia 25 de outubro de 2010 algo que não se concretizou, visto que surgiu a promessa do governo do Estado consertar a ponte. Placas indicando o valor da obra foram colocadas ao lado da ponte.

O conserto foi feito incompleto, um paliativo, uma arrumação momentânea diz o padre. O principal defeito foi a colocação de pranchas sem fixa-las nos pilares e a não substituição dos travessões debaixo das pranchas. Assim a ponte de madeira ficou comprometida e sem estabilidade.

O governo do Estado concluiu o asfaltamento da PI 245 em 2013 e não fez uma nova ponte. O Padre Geraldo Gereon mostrou também para o promotor, fotos tiradas no último domingo (23) que mostram a real situação de abandono e falta de manutenção que se encontra a ponte. Estou bastante preocupado e apreensivo com essa situação, como também motoristas e motociclistas que trafegam pela ponte. A qualquer momento pode ocorrer uma tragédia afirmou o padre.

O promotor Vinicius Ferreira Calheiros Alves ouviu atentamente o religioso, ao final da conversa o representante do MP disse que vai estudar o caso e tomar as providencias cabíveis.

 

Publicidade

 

Fonte: Portal AZ 

Facebook

MAIS ACESSADAS