Papa Francisco pede proibição mundial à pena de morte
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 22/02/16
Comments 0

Papa Francisco pede proibição mundial à pena de morte

O Papa Francisco pediu neste domingo (21) uma proibição mundial da pena de morte, afirmando que o mandamento “não matarás” é válido tanto para os culpados quanto para os inocentes.

Falando a dezenas de milhares de pessoas reunidas na praça São Pedro, o papa também pediu para os católicos trabalharem para a interrupção de qualquer execução durante o jubileu da misericórdia, que se encerra em novembro.

“Faço um apelo à consciência dos governantes para que se chegue a um consenso internacional pela abolição da pena de morte. E proponho àqueles que são católicos que façam um gesto corajoso e exemplar: que nenhuma condenação seja realizada neste ano santo da misericórdia”, afirmou o Papa Francisco.

Papa x zika

Nos últimos dias, o Papa Francisco fez comentários sobre outros assuntos polêmicos do ponto de vista da Igreja Católica.

Na quinta-feira (19), disse que o uso de contraceptivo para evitar a gravidez quando há risco de contaminação pelo vírus da zika é aceitável. O comentário foi feito durante conversa com jornalistas no avião papal, durante a viagem de volta do México para o Vaticano (Veja abaixo o posicionamento do Papa sobre o assunto).

Para o Papa, “evitar a gravidez não é um mal absoluto” diante do risco de contrair a zika, doença que pode causar a microcefalia em bebês. O assunto é tabu para os católicos, mas muito importante para América Latina, continente com a maior base de fiéis da Igreja e que possui o maior número de casos de zika.

Ele lembrou que não é o primeiro Papa a defender o uso de métodos anticoncepcionais, pois o Papa Paulo VI autorizou, nos anos 1960, que freiras vítimas de estupros na África usassem métodos para evitar a gravidez. O Papa Francisco, porém, fez questão de separar contracepção e aborto, que, para ele, é crime, “o mesmo tipo cometido pela máfia”.

Fonte: G1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Geminiano promove caminhada para celebrar 18 de Maio

Em meio ao conturbado momento político vivenciado no país, outro importante fato marcou esta quinta-feira: a celebração do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e

GERAL

Falso sobrinho de senador aplica golpe em venda de casas no Piauí

Mais de 30 piauienses foram alvos de uma quadrilha de estelionatários liderada pelo suspeito José Luciano Castro Pompeu Neto, que se dizia gerente de habitação da Superintendência de Desenvolvimento Urbano

GERAL

Dia Internacional da Síndrome de Down: educação inclusiva que abraça diferenças

Adriano, de 7 anos, Luís Guilherme, de 10, e João Marcelo, de 12, se misturam entre as crianças durante a hora do recreio na Escola Estadual Velho Monge, no bairro