Connect with us

GERAL

Passagens interestaduais estão mais caras este mês

Publicado

em

As pessoas que irão viajar neste mês vão se deparar com aumento de 4,79% nas tarifas de ônibus interestaduais. O aumento passou a valer esta semana e foi autorizado pela  Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT – na última sexta-feira, dia  27 de junho. “Esse reajuste ocorre todos os anos pela ANTT com base nos custos operacionais”, disse Marcelo Moura Lima, supervisor da ANTT no Piauí.

A ANTT divulgou os novos valores, listando os coeficientes tarifários (CT) em R$ por passageiro, que devem ser multiplicados pelos quilômetros percorridos. Por exemplo, para o transporte interestadual com serviço convencional (com sanitário), com pavimento tipo I (há vários tipos, como pavimentado, implantado ou leito natural), o coeficiente atual é de 0,141516.

Para se chegar ao valor da passagem, por passageiro, deve-se multiplicar a distância da linha pelo valor constante na tabela, levando-se em consideração o tipo de pavimento e o tipo de serviço. Após esse cálculo, a agência explica que devem ser adicionados, ainda, a tarifa de embarque específica do terminal, o ICMS estadual incidente sobre a tarifa e o rateio do pedágio, quando houver, por passageiro.

ANTT justifica a autorização do aumento das passagens devido à necessidade de manter o equilíbrio econômico-financeiro das empresas permissionárias e autorizadas desses serviços de transporte. O reajuste não vale para ônibus interestaduais e internacionais semiurbanos, assim considerados aqueles que fazem linhas de curta distância, de até 75 quilômetros.

Com a Copa do Mundo, as cidades do Nordeste, a exemplo de Fortaleza (CE), têm sido muito procuradas pela população. Além desta, Recife (PE) e Salvador (BA) também são muito requisitadas pelos turistas. Anderson Oliveira, funcionário público, todos os anos passa dias de descanso em Fortaleza e diz que compra a passagem com antecedência para não se deparar com preços mais altos em julho.

Publicidade

“Compro antes para poder ter um preço mais acessível, por isso, economizo. Este ano, com a Copa em Fortaleza tive que ir antes porque a procura está grande e como vou com a minha família preciso comprar mais de uma. Comprando antes, consigo economizar no preço final”, disse Anderson que comprou em junho.

Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS