Connect with us

GERAL

Passou por grade, esqueceu caneta… Veja histórias de atrasados no Enem

Publicado

em

Candidatos que perderam o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste sábado (24), por questão de segundos, deram diversas justificativas para o atraso. Houve quem teve que voltar para casa para buscar a caneta preta que esqueceu, quem acabou confundindo o endereço e indo para a entrada errada do local de provas, e quem decidiu fazer compras de manhã e acabou chegando tarde demais para o Enem.

Em entrevista à Globonews, pouco depois das 15h deste sábado, Luiz Claudio Costa, secretário-executivo do MEC, afirmou que o número de atrasados é considerado baixo. Ele disse que a pontualidade da prova é um quesito “pedagógico”, e mencionou casos de candidatos que se atrasaram na edição de 2014 do Enem, e que neste ano aprenderam a lição, e chegaram duas horas antes do fechamento dos portões.

Luiz Claudio também rebateu reclamações de candidatos alocados na Uninove da Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo. Eles tentaram forçar a entrada no local de provas após o fechamento dos portões, alegando que, por causa da falta de sinalização, foram até o prédio errado. “Todos os candidatos receberam o local de provas com o endereço detalhado”, explicou o secretário.

Veja histórias de quem acabou ficando de fora do Enem 2015:

Aluna desmaia em frente ao local de prova (Foto: Reprodução/ Globo News)
Aluna desmaia em frente ao local de prova em SP
(Foto: Reprodução/ Globo News)

SP – Espremidos nas grades
Em São Paulo, houve tumulto no fechamento dos portões da Uninove na Barra Funda, Zona Oeste (veja acima, na reportagem da Globonews). Pelo menos cinco candidatos chegaram depois do fechamento dos portões, às 13h (horário de Brasília), e passaram por entre as grades do local de provas para tentar chegar à sala de aula. Houve tumulto na porta e policiais militares precisaram separar as pessoas que tentaram reabrir o portão.

Momentos depois de afrouxarem as barras das grades e se espremerem por entre elas, os candidatos foram retirados pelo mesmo local por seguranças que estavam dentro da instituição. Após o tumulto, uma das candidatas desmaiou na calçada.

Publicidade

Segundo a Globonews, a candidata se chama Evelyn, tem 20 anos, teria errado o local de entrada do prédio onde faria as provas, e por isso chegou ao local correto depois do fechamento dos portões.

DF – Portão reaberto
Em Brasília, o G1 flagrou um local de provas em que os portões foram reabertos e a entrada de candidatos atrasados foi permitida. O local fica na escola Sigma (veja no vídeo acima).

ENEM 2015 - SÁBADO (7) - JI-PARANÁ (RO) - Rosângela Almeida chegou atrasada porque esqueceu a caneta preta e precisou ir buscar. "Qualquer vaga pra mim estava boa, eu só queria entrar na universidade. Ano que vem estou de volta", diz (Foto: Samira Lima/G1)
Rosângela Almeida chegou atrasada porque esqueceu a caneta preta e precisou ir buscar (Foto: Samira Lima/G1)

RO – Esqueceu a caneta: Rosângela Almeida chegou atrasada porque esqueceu a caneta preta e precisou ir buscar. “Qualquer vaga pra mim estava boa, eu só queria entrar na universidade. Ano que vem estou de volta”, diz.

ENEM 2015 - SÁBADO (24) - MOGI DAS CRUZES - Graziele perdeu o Enem em Mogi das Cruzes por causa de um minuto de atraso. (Foto: Fernanda Ribeiro/G1)Graziele perdeu o Enem em Mogi das Cruzes por causa de um minuto de atraso. (Foto: Fernanda Ribeiro/G1)

SP – Manhã de compras: Graziele Maria da Conceição, de 28 anos, perdeu o Enem 2015 por menos de um minuto. Ela faria a prova em uma universidade de Mogi das Cruzes (SP), onde o portão fechou exatamente às 13h. “Fui hoje de manhã para a 25 de Março. Demorei para encontrar vaga para estacionar”

MACEIÓ – Em vídeo, o G1 mostra o fechamento dos portões de um dos locais de prova. Uma candidata conseguiu entrar pouco antes de eles serem fechados. Segundos depois, uma outra aluna foi barrada porque já eram 13h, e os portões já haviam sido fechados.

ENEM 2015 - SÁBADO (24) - TERESINA (PI) - Casal perde a prova após lanche (Foto: Josiel Martins)Casal perde a prova após lanche (Foto: Josiel Martins)

PIAUÍ – Vanderson Cunha e Brenda Oliveira são namorados e perderam o Enem porque foram comer um pastel antes das provas e chegaram 15 minutos atrasados, em Teresina. “É uma frustração muito grande“, disse Vanderson.

Júlia Prado chorou após ficar do lado de fora (Foto: Lislaine dos Anjos/ G1)
Júlia Prado chorou após ficar do lado de fora (Foto: Lislaine dos Anjos/ G1)

MATO GROSSO – Júlia Prado, de 18 anos, não conseguiu fazer a prova, em Cuiabá, por falta de documento de identificação. Ela chegou a entrar no local do exame, mas teve que sair porque estava sem um documento com foto, apenas o título de eleitor.

Candidata perdeu prova ao buscar documento no carro em Poços de Caldas (Foto: Lúcia Ribeiro / G1)
Candidata perdeu prova ao buscar documento no carro em Poços de Caldas (Foto: Lúcia Ribeiro / G1)

MINAS GERAIS – Cintia Caixeta Policarpo, de 26 anos, viajou 30 quilômetros de Campestre (MG) até Poços de Caldas, mas acabou chegando em cima da hora e perdeu a prova ao retornar ao carro para pegar um documento.

Enem 2015 - Sábado (24) - Ribeirão Preto (SP) - João Gonçalves de Souza Junior, de 23 anos, chegou tr~es minutos após o fechamento dos portões onde faria a prova (Foto: Adriano Oliveira/G1)
João Gonçalves de Souza Junior, de 23 anos, chegou três minutos após o fechamento dos portões (Foto: Adriano Oliveira/G1)

RIBEIRÃO PRETO (SP) – O pintor João Gonçalves de Souza Junior, de 23 anos, chegou três minutos após o fechamento dos portões. “Estou frustrado”, disse. O candidato saiu de casa às 12h para pegar os dois ônibus necessários para chegar ao local de prova, mas acabou tendo problemas com o horário de um deles. “Eu perdi o ônibus de 12h30 e peguei o de 12h48. “Peguei um mototáxi na Avenida Treze de Maio, mas não deu”, lamentou.

Atrasados, candidatos imploram para entrar em local de prova em PE (Foto: Reprodução/ TV Globo)
Atrasados, candidatos imploram para entrar em local de prova em PE (Foto: Reprodução/ TV Globo)

PERNAMBUCO – Ítalo Silva, de 22 anos, foi um dos candidatos que chegaram atrasados na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Recife. Agarrado à grade do bloco A da instituição, ele implorava para entrar. O estudante contou que desceu correndo do ônibus na Avenida Agamenon Magalhães para tentar fazer a prova.

Cobertura completa
O G1 preparou uma cobertura especial para as provas. Pela manhã, a cobertura em tempo real trará informações, fotos e vídeos da entrada dos candidatos nos locais de prova. Repórteres espalhados nos locais de provas de todos os estados e do Distrito Federal vão trazer desde cedo as expectativas dos candidatos antes e a opinião deles na saída do Enem.

Programa ao vivo
Após o fim das provas, os estúdios do G1 em São Paulo e no Rio darão início a um programa em vídeo ao vivo com professores do Curso e Colégio de A a Z e estudantes que fizeram o Enem.

Publicidade

Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas, o tema da redação e os pontos mais polêmicos que caíram no Enem. No sábado, as provas serão de ciências humanas e ciência da natureza. No domingo, o Enem terá provas de linguagens, matemática e redação.

Candidatos que fizeram a prova poderão participar do programa enviando perguntas e comentários pela página da cobertura completa do Enem no G1.

Resolução das questões
O G1 trará ainda a resolução das 90 questões de sábado e as 90 questões de domingo preparadas pelos professores do Cursinho da Poli. O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo MEC até quarta-feira (28).

Provas do sábado
No primeiro dia do Enem, os candidatos terão que responder a 90 questões de múltipla escolha. Dessas, 45 são da prova de ciências humanas, e 45 são da prova de ciências da natureza. Os portões abrem às 12h fecham às 13h no horário de Brasília (veja abaixo os horários locais de fechamento dos portões em cada estado), e as provas terão início às 13h30. A duração da prova deste sábado é de quatro horas e meia.

Os candidatos só poderão fazer a prova usando caneta transparente na cor preta, e precisam de um documento oficial com foto. Veja essa e outras regras no checklist do Enem.

Publicidade
O Enem 2015 em números:
7.746.057 candidatos
8.424 gestantes
10.773  lactantes
1.711 idosos
71.195 sabatistas
278 que vão usar nome social

Enem em números
O Inep informou que 57,55% dos inscritos deste ano são mulheres e 42,45% homens. Um grupo de 278 transexuais e travestis está apto a fazer o exame e será tratado pelo nome social. O total cresceu 172% em um ano. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número subiu de 102, na edição de 2014, para 278.

Estão inscritos 57.013 candidatos que solicitaram atendimento especial por conta de algum tipo de deficiência, como autismo, cegueira, surdez, deficiência física ou intelectual, entre outras.

Neste ano, também há 8.424 gestantes, 10.773 lactantes, 71.195 sabatistas, 1.711 idosos e 718 classes hospitalares.

 

G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS