Connect with us

GERAL

PATOS | Conselheiros tutelares são capacitados para a gestão 2020-2023

Publicado

em

Após passarem pelo exame de conhecimento e serem considerados aptos para disputar a eleição, que aconteceu no dia 06 de outubro, deste ano,  os novos conselheiros tutelares eleitos no município Patos do Piauí,  foram capacitados para a gestão 2020\2023.

A capacitação aconteceu nos dias 20 e 21 de dezembro, no auditório do CRAS, promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social.

O evento teve com objetivo aprimorar os conhecimentos sobre o  Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, e sensibilizar os conselheiros tutelares, sobre suas atribuições, além de preparar os profissionais que serão responsáveis pelos atendimentos de proteção à crianças e adolescentes.

A formação foi ministrada pelo assistente social, Ananias Cruz, que  abordou  sobre a atuação do conselheiro tutelar junto ao juizado, atribuições do Conselho Tutelar, protocolo de identificação de vítimas de violência, além de sanar dúvidas e explanar sobre a importância do  envolvimento de toda a Rede de Proteção á Crianças e ao Adolescente.

A secretária de Assistência, Goretti Teixeira, e também, presidente do CMDCA, disse que o Conselho Tutelar exerce um papel fundamental na proteção das crianças e adolescentes e por isso, a capacitação,  que visa uma melhor preparação  dos profissionais.

Publicidade

“Os participantes fizeram no final do curso uma avaliação e todos acharam excelente, pois adquiriram muitas informações e conhecimentos para atuarem com segurança na defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, finalizou Goretti.

 A capacitação é  uma  etapa obrigatória para os conselheiros que serão empossados no dia 10 de janeiro de 2020 para um mandato de 4 anos. Participaram da capacitação os cincos conselheiros eleitos no processo unificado e dois suplentes, na qual, ambos receberam o certificado.

O Conselho Tutelar é um órgão do município que tem como principal função zelar pelos direitos das crianças e adolescentes e foi criado de forma conjunta ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), determinados na Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990.

 

Veja fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS