Connect with us

GERAL

PATOS | Palestram orientam para o enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes

Publicado

em

No município de Patos do Piauí, o 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi marcado pela realização de palestras educativas. O público alvo foram professores e alunos das escolas públicas das Redes Municipal e Estadual de Ensino.

A ação foi realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência, CRAS e Secretaria de Educação, em parceria com o Conselho Tutelar, CMDCA e o 20° Batalhão da Polícia Militar de Paulistana.

As palestras aconteceram no povoado Cajueiro, pela manhã, e a tarde, na sede do município, ministradas pela soldada da Força Tática, Sueane Rodrigues de Carvalho, que, de forma ampla, abordou o grave problema que atinge milhares de vítimas de forma silenciosa e dissimulada.

A militar explanou sobre abuso e a exploração sexual, deu dicas de segurança e proteção, e orientou para os cuidados que as crianças e adolescentes devem ter com relação à proximidade de pessoas estranhas ou até mesmo conhecidas. Sueane destacou que a violência sexual é crime e deve ser sempre comunicado às autoridades ou órgãos competentes de proteção anonimamente, através do Disque 100 ou junto ao Conselho Tutelar.

_Por que 18 de maio?
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), de nome Araceli foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Publicidade

_Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS