Connect with us

ESPORTES

Pela 1ª vez, estado do PI vai realizar etapa do brasileiro de Mountain Bike

Publicado

em

Depois de mostrar a sua capacidade de organização em prova de médio e grande porte, como os campeonatos piauienses, Copa Nordeste de Ciclismo de Estrada e Copa Norte e Nordeste de Mountain Bike (MTB), além de várias provas locais valerem como etapas do ranking nacional de MTB, a Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC escolheu o Piauí para ser a sede do Campeonato Brasileiro de MTB Marathon, uma conquista que está sendo celebrada pelos dirigentes da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP e também pela cidade sede do evento, Picos. A prova acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto.

Só existe no calendário da CBC três campeonatos brasileiros com etapa única de mountain bike, o CB Down Hill, que acontecerá em Ipatinga, Minas Gerais, o CB XCO (prova no estilo circuito olímpico), que acontecerá em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e o CB Marathon, no estilo maratona, a acontecer em Picos, a maior e mais importante cidade do centro sul do Estado, situada a 310 km da capital Teresina. Os jovens organizadores desse grande desafio – que integram a Naativa, empresa de negócios e eventos sediada em Picos -, estão para lá de empolgados, já que a meta é deixar para os convidados uma ótima impressão e um evento para ficar na história da cidade. Experiência, eles têm, afinal em apenas dois anos, eles realizaram duas etapas do campeonato piauiense da modalidade e também prova que valeu como ranking nacional de MTB XCM, o Picos Pro Race.

O presidente da FCP, George Augusto Rodrigues, afirmou que não há mais o que duvidar quanto a capacidade de organização, de estrutura, de competência e de força de vontade dos clubes do Piauí, que têm melhorado a cada ano o nível de excelência das competições e dos seus atletas. “O diretor técnico da CBC, Marcos Barbosa, vem ressaltando o crescimento do ciclismo e da qualidade das provas no Piauí, nos últimos três anos, e todo esse trabalho, que vem sendo apoiado pela Federação, traz para o Piauí pela primeira vez um Brasileiro de MTB. Nenhum estado do Norte e do Nordeste do país já tinha sido sede de uma prova desse nível, que reúne os principais nomes do mountain bike”, ressaltou Rodrigues.

brasil1.jpg

O organizador geral dessa edição do Brasileiro Marathon, Daniel Freitas, está confiante e cheio de vontade. “Começamos a participar há três anos de provas e a observar a logística de eventos, inclusive da CBC, aqui no Estado. Em 2013, realizamos a primeira edição do Picos Pro Race, com a participação de quatro estados, Piauí, Maranhão, Ceará e Pernambuco, e mais de 170 atletas. Em 2014, fomos etapa do ranking nacional, reunimos seis estados e 230 participantes. A meta em 2015 é trazer para Picos 500 atletas de todas as regiões do país. Já estamos nos organizando desde o começo do ano, quando recebemos essa missão da Confederação e vamos honrar essa confiança”, disse o diretor da Naativa e ciclista nas horas vagas.

Para a CBC, a capacidade organizacional, as características da cidade Picos, com altimetria e geografia ideais para a prática do mountain bike, além de boa estrutura de restaurantes e hotéis foram os fatores principais para aceitar o pedido da FCP. Marcos Barbosa já afirmou que, embora os atletas do Sul e Sudeste não tenham familiaridade com o clima e a região, certamente terão em Picos uma competição de alto nível.

Publicidade

Terra do mel e da castanha de caju, também chamada de Cidade Modelo, Picos possui o maior entroncamento rodoviário do Nordeste, sendo cortada pela BR 316, BR-407, BR-230 (ou Rodovia Transamazônica) e ainda muito próxima da BR-020, sendo passagem de escoamento das grandes riquezas da região Sul, além de ser um grande polo comercial, o que a posiciona como economicamente importante para o desenvolvimento do Estado. A cidade, ainda jovem, com apenas 124 anos, será a capital do mountain bike no mês de agosto e certamente atrairá os melhores ciclistas do país em busca de boas pedaladas, acirradas disputas e também do título de melhor ciclista brasileiro na modalidade. O calendário completo da temporada de 2015 está disponível no site da CBC.

Fonte: ASCOM

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS