Connect with us

GERAL

Pelo 4º ano consecutivo, Piauí é o estado com maior taxa de presença no Enem

Publicado

em

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que o Piauí foi estado com maior taxa de presença do país no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No segundo dia de provas, neste domingo (10), 78% dos candidatos aptos a realizar o exame, estiveram presentes nos locais de aplicação.  No Piauí 122.338 pessoas  estavam inscritos para participar do Enem. Destas, 26.914 faltaram, representando um percentual de 22% de ausência.

Já no primeiro dia de aplicação, o Piauí alcançou uma taxa de 81% de presença.  De acordo com o Inep, este é o quarto ano consecutivo que o estado registra a maior taxa de presença do país no Exame.

Para Ellen Gera, secretário estadual de Educação, o dado positivo é reflexo das ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que tem dado todo o apoio e suporte nos preparativos para o Enem.

“Durante todo ano trabalhamos para preparar nossos alunos para o Enem. Nas escolas da nossa rede, os professores têm feito um belíssimo trabalho com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Para complementar esse trabalho, a Seduc, por meio do Pré-Enem, realizou 35 revisões de auditório ao longo do ano, sendo 07 revisões em Teresina, 18 no interior e 10 contemplando os reeducandos do  sistema prisional”, destacou o secretário.

Publicidade

O Ministério da Educação afirma que esse domingo foi o segundo dia de Enem com o maior percentual de presentes na história: 72,9%, superando a edição de 2015 — 72,67%. Compareceram ontem 3,7 milhões dos 5,1 milhões de inscritos. Os dados foram apresentados em coletiva de imprensa na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em todo país 371 candidatos foram eliminados, deste três no Piauí. O Enem de 2019 foi realizado com novas regras para garantir a segurança. A principal mudança foi em relação à proibição de emissão de sons por aparelhos eletrônicos, mesmo dentro do envelope porta-objetos fornecido pelos fiscais de prova. Dentro desse balanço, também estão pessoas que se negaram a ser identificadas por biometria, por exemplo.

Na semana passada, outros 376 participantes já haviam sido desclassificados. Contando os dois dias, portanto, são 747 candidatos eliminados em todo país.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS