Connect with us

GERAL

Penitenciárias do Piauí recebem reforço de armamentos

Publicado

em

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) entregou, nesta sexta-feira (4), mais 20 novas espingardas calibre 12 para as unidades prisionais do Estado. Com isso, de novembro do ano passado para cá, já são 40 espingardas desse calibre destinadas ao sistema penitenciário piauiense.

Em janeiro deste ano, a Sejus também equipou os presídios com seis mil munições de elastômero (balas de borracha), 150 sprays de pimenta, 150 explosivos de gás lacrimogêneo e 50 granadas de luz e som. A medida, para o secretário de Justiça, Daniel Oliveira Valente, ajuda a reforçar a segurança.

“A segurança do agente é essencial para que a segurança prisional como um todo seja garantida. A própria autoestima do servidor aumenta, na medida em que recebe novos equipamentos para o desempenho de sua função. Continuaremos fortalecendo as unidades e melhorando o sistema”, diz o gestor.

A entrega das novas armas aconteceu durante reunião de planejamento realizada pela Sejus na Casa de Detenção de Altos, por meio da Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária (Duap), com os gerentes de unidades prisionais e demais diretorias do órgão.

O diretor da Duap, Enemésio Lima, observa que a segurança do agente é fundamental. “Por muitos anos, os agentes penitenciários foram subjugados, mas, nesta gestão, estamos acabando com isso. Somos a mola mestra do sistema e estamos estudando mecanismo para melhorar o serviço”, pontua.

Publicidade

O encontro tratou de pontos como os procedimentos administrativos disciplinares, qualidade da alimentação e melhorias nos alojamentos, importância de relatórios de gestão das unidades, atividades de humanização e questões ligadas à estruturação física dos presídios.

Na reunião, o secretário de Justiça reforçou as metas de gestão da Sejus para 2016, com foco na segurança, educação e qualificação profissional de presos e servidores, espiritualidade, saúde, trabalho e comunicação, bem como os projetos de construção de novas unidades e reforma das já existentes.

 

Governo do Piauí

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS