Connect with us

GERAL

Período chuvoso no Piauí foi abaixo da média em 2015, diz meteorologia

Publicado

em

O período chuvoso praticamente já está encerrando no Piauí e os índices pluviométricos apontam que ele foi abaixo da média. Em janeiro foram registrados apenas 88,9 mm, em fevereiro o índice passou para 124,4 mm e em março foi registrado a maior quantidade de chuvas, com 265,1 mm. Abril fechou com 188,4 mm.

Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, os bons índices registrados em março e abril não foram suficientes para que o período chuvoso fosse considerado normal em 2015.

“Mesmo chovendo razoavelmente nesses dois meses, ainda assim o período de chuva no estado do Piauí, em termos de quantidade, foi abaixo da média”, afirmou. Segundo ela, os meses de dezembro de 2014 e janeiro e fevereiro de 2015 foram os principais responsáveis pelos índices abaixo do esperado.

Para quem depende da chuva para tirar o sustento da terra, os prejuízos irão se refletir no restante do ano. Na zona rural de Teresina, muitos agricultores já começam a contabilizar os prejuízos.

“O pé de milho praticamente nem saiu do chão. Só fez nascer e pendoou, mas a espiga não encheu”, contou a agricultora Selma Pereira.

Publicidade

Alguns agricultores chegaram a plantar três vezes para tentar colher alguma coisa. Esses foram os únicos que não ficaram com o prejuízo tão grande. Mas a maior parte dos agricultores estima que os prejuízos ultrapassam a marca de 80%.

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS