Connect with us

GERAL

Pesquisador piauiense publica na Enciclopédia de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Publicado

em

Com o título Sustainable Infrastructure, Industrial Ecology and Ecoinnovation: Positive Impact on Society (Infraestrutura Sustentável, Ecologia industrial e ecoinovação: impacto positivo na sociedade, em tradução livre) o pesquisador piauiense Thiago Carvalho de Sousa ajudou a compor a Enciclopédia de Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, publicação financiada pela ONU e publicada pela Elsevier, lançada mundialmente no mês passado.

Desde 2015 a Organização das Nações Unidas lançou a chamada Agenda 2030 com os 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável do Planeta. Os objetivos são:

1. Erradicação da Pobreza;

2. Fome zero e agricultura sustentável;

3. Saúde e bem-estar;

Publicidade

4. Educação de qualidade;

5. Igualdade de gênero;

6. Água potável e saneamento;

7. Energia limpa e acessível;

8. Trabalho decente e crescimento econômico;

Publicidade

9. Indústria, inovação e infraestrutura;

10. Redução das desigualdades;

11. Cidades e comunidades sustentáveis;

12. Consumo e produção responsáveis;

13. Ação contra a mudança global do clima;

Publicidade

14. Vida na água;

15. Vida terrestre;

16. Paz, justiça e instituições eficazes;

17. Parcerias e meios de implementação.

O artigo da Enciclopédia publicado por Thiago foi em coautoria com a Dra. Cláudia Melo, brasileira que atua na Agência Internacional de Energia Atômica, em Viena, Áustria, no volume que se refere à meta número 9 que foca na Indústria, inovação e infraestrutura.

Publicidade

O trabalho traz uma visão referendada nas necessidades do futuro focada nos resultados econômicos, sociais e ambientais da inovação, aspectos da ecologia industrial, pesquisa e desenvolvimento e indicadores da sustentabilidade para o segmento. Trata de uma abordagem positiva do crescimento deste segmento da indústria, se primar pelo viés focado na sustentabilidade.

Arquivo Pessoal

Na foto: Thiago Sousa, Francisco Soares e Hermes

Thiago Carvalho de Sousa é graduado e tem mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Engenharia de Computação pela USP com estágio doutoral na University de Southampton na Inglaterra. Foi Superintendente Estadual de Ciência e Tecnologia entre 2016 e 2018 e atualmente é professor do Centro de Tecnologia e Urbanismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS