Connect with us

GERAL

PI-130 é bloqueada em protesto contra a falta de energia elétrica

Publicado

em

Moradores da comunidade Sumaré, zona rural de Teresina, bloquearam nesta sexta-feira (2) durante cerca de três horas a PI-130, principal rodovia que liga Teresina a Nazária. O protesto foi organizado por famílias da comunidade em protesto contra a constante falta de energia elétrica. A pista bloqueada por volta das 6h só foi liberada às 9h. Os moradores utilizaram galhos de árvore e pneus queimados para fechar a rodovia.

As famílias alegam que estão há cinco dias sem o abastecimento de energia e por causa desse problema também não tem água, pois a bomba do poço não funciona. Um tumulto chegou a se formar no local, qando dois motoristas tentaram furar o bloqueio e como foram impedidos pelos moradores. Os motoristas ainda tentaram agredir os manifestantes. A dupla fugiu com a chegada da polícia.

Segundo Jéssica Pereira, estudante e moradora do local, desde 2012 que eles cobram da Eletrobras a regularização do fornecimento de energia, mas até hoje nada foi feito. “Aqui nós somos cerca de 100 famílias e todo mundo sofre com a falta de energia. A maioria das casas tem gambiarra, desde 2012 que a gente leva os documentos para Eletrobras regularizar a situação e nada foi feito. Pagamos o nosso boleto em dia e só queremos um serviço que preste”, falou.

As famílias informaram ainda que na comunidade só tem cinco postes de cimento e que todo o resto é feito de madeira. De acordo com a moradora Helena Macyrajara, a explicação é que o transformador não suporta a carga.

“Eles sempre alegam problema no transformador, mas nunca resolvem de vez o problema, quando não falta todo dia a partir das 18h ficamos por dias sem energia. Se nada for resolvido da próxima vez vamos fazer uma fogueira no transformador, já que não esta servindo”, relatou.

Publicidade

O G1 entrou em contato com a Eletrobras, mas até a publicação da reportagem nenhum posicionamento havia sido dado.

Helena ainda contou que por causa da falta de água a população tem que ir banhar no riacho próximo e que a água utilizada para o consumo também é retirada do riacho.

A Polícia Militar foi acionada e esteve no local para negociar e liberar a via. Após conversa com representantes da Eletrobras os moradores aceitaram liberar a via.

G1

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS