Connect with us

GERAL

PI ganha 1ª casa para acolhida de meninas em situação de dependência química

Publicado

em

O governador Wellington Dias participou, nesta terça-feira (26), da inauguração da Casa de Ester, espaço direcionado para atender o público feminino de 9 a 18 anos para tratamento da dependência química e situação de vulnerabilidade social. A entrega da casa foi realizada dentro da programação da Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, que segue até dia 28 de junho.

A primeira casa de acolhimento para crianças e adolescentes do Piauí vai proporcionar tratamento, reinserção familiar e recuperação dos vínculos, além de um ambiente livre e saudável. Tudo isso para proporcionar desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social em condições de liberdade e de dignidade, longe do uso de substâncias psicoativas lícita e ilícitas que causam dependência química.

Wellington reforçou a parceria do Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas), com a Casa de Ester. “Nós tínhamos uma carência muito grande de um lugar para esse público específico. A casa é um destaque entre as 38 unidades que nós temos credenciadas. É um grande desafio cuidar de meninas e mulheres dependentes, mas o Estado vai acompanhar todo esse trabalho, como já tem feito com outras”, destacou o governador.

Há alguns anos, o Piauí vem realizando trabalhos integrados. Em 2015, eram quatro comunidades conveniadas e um polo. Hoje, são 12 polos, 4 comunidades e 44 entidades conveniadas ao Governo do Estado. Quase 6 mil pessoas já receberam atendimentos.

Segundo a coordenadora da Casa de Ester, Elisoneide dos Santos, as meninas chegarão à casa para tratamento por meio do trabalho integrado do Ministério Público; da 1° Vara da Infância, Criança e Adolescente; Conselho Tutelar; fóruns das cidades vizinhas e Cendrogas. “Esperamos atender pelo menos 30 mulheres nesse novo espaço inaugurado hoje. A demanda infelizmente é crescente, mas vamos dá continuidade ao trabalho já realizado com sucesso no Piauí”, garantiu Elisoneide.

Publicidade

Semana Estadual de Políticas sobre Drogas

A Semana Estadual segue até dia 28 com diversas ações em vários pontos do estado, a programação envolve seminários, palestras, mesas de discussão, blitzs educativas, cursos, exposições de serviços, apresentações culturais, dentre outras atividades.

Fonte: cidadeverde.com | Foto: GP1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS