Connect with us

GERAL

PI: Professores da rede estadual iniciam greve de três dias a partir de hoje (17)

Publicado

em

Os trabalhadores da Educação no Piauí estarão reunidos a partir das 8 horas de segunda-feira (17) em frente ao Palácio de Karnak em protesto contra uma série reivindicações que a classe tem colocado em luta e cobrado do Governo do Estado. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública de Base (Sinte-Pi) informa que haverá greve de três dias a partir de hoje (17).

Os professores cobram a reajuste salarial para os servidores administrativos lotados na Secretaria da Educação do Estado, contra falta de trabalhadores nas escolas e contra o fato de que em muitas escolas as aulas ainda não começaram devido a realizações de reformas extemporâneas, prejudicando o alunado, pais e os trabalhadores.

“Os auxiliares administrativos estão amargando seis anos sem algum tipo de reajustes. São secretários, merendeiras, porteiros, zeladores e serviços gerais como um todo que estão afetados. Daqui há dois anos poderemos sentir uma paralização destas atividades, pois o Governo do Estado não abre concurso e só tem colocado profissionais de serviço prestado”, afirma Kássyus Lages, diretor de comunicação do Sinte-Pi.

O sindicato da categoria reivindica ainda abertura imediata de concurso público para mais de 3 mil professores em todo o Piauí. “Hoje estamos sofrendo com a falta de professores na rede estadual, pois são desestimulados pelos os baixos salários e pela a falta do Plano de Carreiras que possa estimular a qualidade do ensino destes educadores”, destaca Kásyus.

O movimento grevista é a nível nacional e tem a coordenação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Já na terça-feira (18), a paralisação continua com protestos em frente a Associação Piauiense de Municípios (APPM) para exigir que os prefeitos cumpram a lei e pague o piso nacional aos trabalhadores do Magistério. Na quarta-feira( 19), a manifestação acontece em Brasília com a participação de caravanas dos estados, inclusive do Piauí.

Publicidade

Segundo o Sinte-Pi, grande parte dos municípios do Estado não cumpre a Lei do Piso, e paga salários baixos a categoria, prejudicando os professores. Esse painel será exposto na APPM com os nomes dos municípios que não se enquadraram aos direitos assegurados por lei dos trabalhadores em Educação.

A paralisação exigirá o Cumprimento da Lei do Piso, Carreira e jornada, Investimento dos royalties do Petróleo na Valorização da categoria, votação imediata do Plano Nacional de Educação e destinação de 10% do PIB de para a Educação pública.

Fonte: Portal O Dia

Facebook

MAIS ACESSADAS