Piauí adere a cadastro que permite bloqueio de celular furtado
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 06/12/17

Piauí adere a cadastro que permite bloqueio de celular furtado

Mais de 80% dos estados já aderiram ao Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi), que permite o bloqueio de celulares extraviados, furtados ou roubados. Apenas Acre, Alagoas, Amapá, Maranhão e Pará ainda não aderiram ao sistema. Em novembro, 48,9 milhões de celulares foram bloqueados.

Os números foram divulgados hoje (5) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cuja área técnica tem mantido contato com os estados que ainda não aderiram ao cadastro para que integrem o projeto.

O registro no Cemi permite que o bloqueio dos aparelhos seja feito diretamente pelas polícias estaduais, sem necessidade de o cliente procurar a prestadora de serviço telefônico. O bloqueio é feito por meio de ambiente online, diretamente na base de dados de registro dos aparelhos.

O bloqueio também pode ser feito por comerciantes, distribuidoras ou fabricantes de celular que tiverem cargas roubadas, bastando para isso acionar também os órgãos de segurança.

Até o momento, 147,6 mil aparelhos foram bloqueados por solicitação de órgãos de segurança. Outros 8,9 milhões foram bloqueados por usuários das operadoras no Brasil.

Aparelhos piratas

Além do bloqueio, a agência reguladora tem adotado medidas para dificultar o uso de aparelhos não homologados no país, os chamados piratas. No final de novembro, a Anatel definiu que o bloqueio começará a ser aplicado no dia 9 de maio do ano que vem.

Inicialmente, a medida afetará apenas os aparelhos irregulares em operação no Distrito Federal e em Goiás. Nas demais regiões do país, o bloqueio ocorrerá em duas fases, programadas para 8 de dezembro de 2018 e 24 de março de 2019.

A Anatel considera piratas os aparelhos não certificados pela agência ou então que tenham o chamado Imei (International Mobile Equipment Indentity), que é o número de identificação do aparelho, adulterado, clonado ou que tenha passado por outras formas de fraude.

Além de celulares, a medida deve abranger outros dispositivos, como tablets e máquinas de cartão de crédito, que usam chip para acessar a rede de dados das operadoras. A iniciativa, de acordo com a Anatel, visa inibir o furto, roubo ou contrabando de aparelhos.

Fonte: Agência Brasil

Imagem: reprodução

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Definidos os semifinalistas do Campeonato da Serra dos Claúdios em Simões

O Campeonato Municipal de Futebol  Amador do povoado Serra dos Claúdios chega a semifinal. No último domingo, 01, aconteceu os jogos que   definiu os quatro  times semifinalistas. No primeiro jogo

Campo Grande do PI

Ex-prefeito de Picos se envolve em acidente com carreta e ônibus próximo a Campo Grande do PI

O acidente aconteceu por volta de 7h desta manhã (03) no povoado Bem-Te-Vi, há 15 km do município de Santo Antônio de Lisboa. De acordo com as informações da Polícia

GERAL

Devido a seca campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada

A campanha de vacinação contra febre aftosa no Piauí foi prorrogada devido a seca e segue até o dia 31 de dezembro para o criador vacinar seu rebanho e até

GERAL

Portabilidade: 32 milhões já trocaram de operadora sem mudar o número

As vantagens oferecidas pelas operadoras de telefonia para quem faz a portabilidade tem dado resultado. Os clientes dos serviços de telefonia fixa e móvel no Brasil já realizaram 32,6 milhões

GERAL

Concurso do IBGE oferece vagas para o Piauí com salários de até R$ 8,7 mil

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística está com inscrições abertas para oconcurso público destinado ao provimento de 600 vagas, sendo 90 para analista, 50 para tecnologista e 460 para

GERAL

Consórcio de energia abrirá 27 mil vagas de emprego no Piauí

O “Consórcio Nacional de Transmissão do Brasil”, foi o vencedor do leilão realizado pela Aneel nesta terça-feira (12/04), para explorar a linha de energia elétrica ligando o norte do Piauí