Connect with us

GERAL

Piauí é destaque na eficiência de monitoramento das barragens do semiárido

Publicado

em

A Sala de Situação da Semar foi destaque no projeto de Monitoramento das Barragens do Semiárido, com eficiência de 98,21% no indicador de transmissão e recebimento de dados.

Esse desempenho na supervisão da evolução do nível dos açudes foi possível por meio da instalação de réguas para monitorar o nível dos principais açudes do Piauí. As medições são feitas diariamente por observadores, e, em seguida, são transmitidas via aplicativo de celular com disponibilização imediata do nível dos açudes.

“A Semar coordena o projeto no estado, orientando os observadores e monitorando diariamente tanto o nível dos açudes, quanto a qualidade das informações enviadas”, afirma Sônia Feitosa, gerente de Hidrometeorologia da Semar.

No início de julho, uma equipe da Semar visita as barragens monitoradas para atualização dos celulares, do aplicativo e para manutenção das réguas.

O projeto de Monitoramento do Semiárido Brasileiro é uma parceria da Agência Nacional de Águas (ANA) com as Salas de Situação dos estados.

Publicidade

Salas de Situação são centros de monitoramento e análise da evolução das chuvas, dos níveis e da vazão dos principais rios, reservatórios e bacias hidrográficas. Todas as informações são compartilhadas por meio de boletins e de sistemas de monitoramento, servindo de suporte para a decisão das autoridades responsáveis pela gestão de eventos hidrológicos críticos no país.

Fonte: Com informações da Ccom
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS