Connect with us

GERAL

Piauí é o 6º do país a adotar sistema de previdência totalmente virtual

Publicado

em

O Piauí passará a adotar nesta sexta-feira (1) um sistema de gestão previdenciária totalmente virtual, o Sisprev Web. A ferramenta já é realidade no Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Roraima e Sergipe, em seis capitais (Belém, Boa Vista, Cuiabá, Manaus, Macapá e São Luís) e em mais 180 municípios brasileiros. O estado é o 6º a aderir.

Segundo a Secretaria de Administração, o Sisprev Web é um software desenvolvido para atender aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) de pequeno, médio e grande porte, proporcionando maior eficiência na concessão de benefícios previdenciários e na gestão integrada entre os usuários.

O sistema é construído em plataforma WEB, focado na melhoria dos fluxos operacionais do RPPS, permitindo o atendimento descentralizado do segurado, reduzindo consideravelmente o tempo para a concessão de benefícios previdenciários.

Dentre as principais funcionalidades oferecidas pelo novo sistema de gestão estão o cadastro com sinalizador de dados precários; recadastramento por meio de leitura biométrica; simulador de benefícios parametrizável com todas as regras vigentes; protocolo virtual com workflow integrado e gestão de documentos digitalizados; e processo virtual com certificação digital e controle de confidencialidade de documentos.

“O Sisprev Web permite a integração com Tribunais de Contas, eSocial, SISOBI/MPS, SIPREV/MPS, bancos, portal transparência, entre outros, bem como a digitalização de documentos com alta performance; portal de validação de CTC conforme portaria 154/2008, e geração de relatórios”, explica a gerente técnica da Agenda Assessoria, Élida Pereira Gerônimo, que ministra o treinamento de técnicos de todos os órgãos do Estado na Escola Fazendária.

Publicidade

Segundo ela, o sistema também permite a realização de perícia médica com controle de agendamento e laudo médico pericial com certificação digital; reserva de cotas para os processos de pensão por morte; apuração de cálculo dos benefícios; reajuste com distinção precisa entre os benefícios com ou sem paridade; folha de benefícios com validação automática de consistência; folha de pagamento de ativos com controle de férias e rescisão; arrecadação de contribuições, incluindo facultativas com emissão de GRCP.

Hérlon Moraes (Com informações da Ccom)

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS