Connect with us

GERAL

Piauí é o Estado brasileiro com maior participação feminina na renda familiar

Publicado

em

No Piauí, o rendimento da mulher representa 49,6% do rendimento total da família e lidera este ranking no Nordeste. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (31) e fazem parte da Estatística de Gênero do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O segundo Estado em que as mulheres mais participam da renda familiar é o Maranhão, com 48,7% e o terceiro é o Ceará, com 47,9%. A pesquisa levou em consideração a média do percentual do rendimento das mulheres, de 10 anos ou mais de idade, no rendimento familiar. Os dados foram colhidos em 2010.

A pesquisa aponta que a região onde as mulheres mais participam da renda familiar é o Nordeste – 46,8%, seguida do Norte, com 40,4%. Os números são mais expressivos na zona rural – 51% do rendimento da família vem da mulher (o maior percentual do país). Na zona urbana, essa taxa diminui para 45,4%.

De acordo com o supervisor de Informações do IBGE/PI, Pedro Soares da Silva, o resultado foi provocado pelo recebimento de rendas relativas a programas sociais, como o Bolsa Família.

“A gente percebe essa participação das mulheres mais nas regiões Norte e Nordeste. Supõe-se que isso ocorra por conta dos programas sociais, já que as mulheres não são maioria nos níveis de ocupação”, explicou o especialista do IBGE.

Publicidade

No Brasil, a média da contribuição do rendimento das mulheres foi de 40,9%, enquanto para os homens, a média da contribuição foi de 59,1%, em 2010. Para as mulheres residentes em áreas rurais, a contribuição monetária delas no rendimento familiar total foi ligeiramente maior que nas áreas urbanas.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS